Simples: apeteceu-me e fui fazer

Andava já há dias a chatear a minha mãe para fazer bolo de canela. Cá em casa não existe pessoa mais fã desta especiaria do que eu e tendo um irmão que odeia, a minha mãe confeciona este bolo muito poucas vezes.
Como até agora ainda não tinha satisfeito o meu pedido, decidi pôr mãos à obra e arriscar-me ao terceiro bolo com algum defeito. O primeiro, de chocolate, ficou muito enqueijado, o segundo não cresceu nada e ficou demasiado ensopado. O meu histórico na pastelaria não é o melhor, confesso.
Mas enfim, lá fui eu ao caderno de receitas da mãe, peguei na receita do bolo e fui meter-me na cozinha.
Resultado? O meu primeiro bolo perfeitinho. Massa fofa, nenhuma parte queimada ou mal cozida, com um sabor mesmo delicioso a canela, perfeita para estes dias cinzentos. Provamos agora ao jantar e os meus pais aprovaram. Do mano, que não gosta de canela e não esteve em casa, não espero nenhum feedback, até porque ele nem se atreverá a provar. Não gosta de canela e ponto. Eu adoro canela e é isto!



Papel vegetal na forma para evitar
ter de andar às pancadas à forma

Não resistia em prová-lo e fiz um
 ligeiro "estrago" na estética

Deixo-vos a receita:
- 4 ovos
- 300g de açúcar
- 2 dl de leite
- 250g de farinha
- 2 colheres de sopa de canela em pó
- 1 ou 2 colheres de café de Vinho do Porto (opcional - serve para disfarçar o sabor intenso da canela)

Aquecer o forno a 175ºC.
Bater as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Bater as claras em castelo e juntar ao preparado anterior, mexendo muito bem. Peneirar a farinha e, de forma intercalada, ir juntando a canela e o leite. Mexer até ficar uma mistura homogénea. Untar a forma com manteiga e colocar o papel vegetal. Deitar o preparado na forma e levar ao forno, durante cerca de 35 minutos (o tempo varia consoante o forno, aconselho a fazer o famoso teste do palito).

You May Also Like

4 comentarios

  1. Oh! Nem de propósito! Também tenho andado a querer fazer um bolo de canela!
    Obrigada por partilhares a receita! Ainda não tinha encontrado nenhuma que me agradasse :)
    Vou fazer no fim‑de‑semana. Depois partilho os resultados e dou-te os créditos no meu blog. Espero que também corra tão bem como o teu! hehe

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês S @ Que coincidência! Espero que te corra bem! Boa sorte! Beijinho <3

      Eliminar
  2. Yumms! Parece delicioso! Talvez também tente! Beijinhos

    ResponderEliminar