9 de novembro de 2016: afinal, para onde caminha o mundo?


O dia amanheceu com duas grandes notícias: 1) o fugitivo Pedro Dias rendeu-se e entregou-se às autoridades. Coitado do homem, escolheu mal o dia para ter protagonismo, até porque veio outra notícia que deixou o mundo perplexo, 2) Donald Trump foi eleito presidente dos EUA.
Quando ouvi tal coisa, só soltei um grande "WTF?!?". Fieuqi chocada, perplexa e, ao mesmo tempo, confisa. Mas como tal foi possível? É sabido por todos que este magnata, agora presidente daquele que é, seguramente, um dos países com mais poder em todo o mundo, tem toda uma personalidade controversa: xenófobo, racista, machista e outros tantos "defeitos do século XXI". Neste século, já não víamos semelhante personagem à frente de um país.
Há quem já lhe chame o Hitler do século XXI. Bem, eu quero pensar que não irá chegar a tal ponto. É certo que estou receosa, até porque os ideiais de Trump, a meu ver, são muito "fora do contexto atual e ridicularmente ridículos".
Depois do Brexit, uma das grandes "bombas" deste ano, deparamo-nos com esta eleição nos EUA. Acho que isto da sociedade moderna e dos progressos estão a regredir naturalmente. Afinal, é suposto estarmos a caminhar para os ditos bons valores, para conservarmos (e inovarmos até) os ideais que outrora eram desrespeitados. Supostamente, da história estávamos a retirar os ensinamentos para hoje e para o amanhã.
 Não quero pensar numa nova guerra mundial. Quero acreditar que isto continuará a evoluir bem. Mas, na verdade, olho para meu redor e vejo que o mundo vai mudar. Nada é como era. A sociedade está a mudar. O mundo está a mudar. O mundo está doido, só pode.
Afinal, para onde estamos a caminhar? Depois de um "9/11" (maneira americana de abordar o 11 de setembro) assustador, temos um 9/11 (9 de novembro) também com a mesma característica. E isto acontece no dia em que se celebra o aniversário da Queda do Muro de Berlim, outro dia histórico e que mudou, de facto, a humanidade.
Só me resta desejar que Donald Trump seja um político que não cumpra metade do que prometeu na campanha eleitorial. Pela primeira vez desejo eu que tal aconteceça. Desejo eu e, com certeza, desejam milhares de pessoas. Oxalá que não cumpras com tais medidas ordinárias, Trump. Mas verdade seja dita, ele já irá constar nos livros escolares de história e geografia dos próximos anos.
Esta mudança no panorama mundial nestes últimos dias assusta-me um pouco. O que nos reserva o futuro? Sabemos lá nós!
Só sei que nada sei, já dizia Sócrates.

You May Also Like

8 comentarios

  1. Ainda estou chocada com o dia de hoje. Deve ser um sonho provavelmente

    xoxo
    theownerofsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou perplexa com a notícia, não consigo acreditar..
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Há giveaway Oriflame a decorrer no blog :)

    ResponderEliminar
  3. obrigada pelo comentário <3
    estou mesmo horrorizada com o que possa acontecer...

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Não quero perceber que isto foi verdade. Não não não

    ResponderEliminar