| Reflexão | Quem eras tu há um ano atrás?

Hoje dei por mim a fazer-me esta pergunta quando me olhava ao espelho. De facto, há um ano atrás, muita coisa era diferente.

Afinal, quem era eu há um ano atrás?

Tinha eu 18 anos. Tinha obtido a carta de condução há quase dois meses e começava a sair de carro sozinha, o que, na altura, era uma autêntica aventura. Era bastante cautelosa na condução e entrava, sozinha e pela primeira vez, numa autoestrada (ainda por cima fui logo meter-me no Porto e quase que tremi só de pensar na selva que aquilo por vezes se torna!). Acho que não me safei mal, mas tenho noção que fui bastante copinho de leite.
O nervosismo e as reflexões tomavam conta dos meus dias. Contava os dias para receber o resultado da minha candidatura ao ensino superior e sabia que a grande mudança estava para breve. Só me imaginava na Faculdade de Economia do Porto, embora já estivesse ciente que seria bem provável dar com o nariz na porta por causa de umas míseras décimas. E, de facto, foi isso que mais tarde acabou por acontecer. Acabaria por entrar na Universidade do Minho e estava eu longe de saber que iria começar um capítulo repleto de enormes mudanças.
Fazia um balanço do secundário: não começou muito bem, mas acabou em beleza. Acabara o secundário com uma excelente média e com a confirmação de que aquela grande crush que tivera entre o 11º e, sobretudo, no 12º ano, não iria dar em nada.
Acabara-se o ano letivo e iria vê-lo pela última vez no corredor da escola, prestes a entrar na sala para enfrentar um exame nacional. Ainda me haviam surgido uns "E se...?". Coloquei muitas hipóteses, muitos cenários, mas a verdade é que tudo acabava ali com um gigante ponto final.
Fui madrinha oficialmente. A minha prima tornara-se também na minha afilhada e, aí, dei-me conta que não poderia ter feito melhor escolha do que ter aceitado o convite dos meus tios.
Corria 5km sem parar em pouco mais de meia hora. Fazia muito exercício físico, o que acabava por atenuar toda aquela camada de nervos do que estava para vir. Andava na casa dos 65kgs e sentia-me melhor do que nunca.
Começava a sair com frequência à noite e foram muitas as festas, os cafés com amigos ou simplesmente as longas conversas sobre a vida. Recordava velhos tempos e sorria. Falava de planos que tinha e ficava esperançosa. Sabia lá eu que algumas coisas iriam mudar!
Confiava em mim, mas sabia que tinha um lado desconhecido para descobrir. Tinha muitas certezas, mas muitas mais dúvidas.
Chego à conclusão que era diferente. Num só ano, muita coisa mudou. Algumas pessoas foram-se embora, muito poucas ficaram e outras novas apareceram.
Olho para trás e sorrio. Sei que, daqui a um ano, já não serei igual ao que sou atualmente. Sei que olharei para hoje e vou sorrir. E essa sensação será muito agradável! "Recordar é viver", já diz a velhinha canção.

Handlettering quote, www.marijketekent.nl


Agora, deixo-te a pergunta: Quem eras tu há um anos atrás?

You May Also Like

8 comentarios

  1. A vida pôs-te na Universidade do Minho e espero que estejas a gostar da melhor academia do país! Ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje posso dizer que a vida até me fez foi um grande favor! E sim, a UM é a melhor academia do país!!

      Eliminar
  2. Um ano faz muita diferença, são 365 dias de mudanças constantes. Olhando para trás também vejo como era diferente à apenas um ano. Parece que não mas muda muita coisa.

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, num só ano tanta coisa muda e nem nós somos os mesmos :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Amei essa reflexão e já fiquei aqui pensando, muito agradável mesmo sorrir ao perceber que não sou igual e que evolui, aqueles erros que cometi serviram pra hoje eu pensar antes de fazer qualquer coisa. Ótimo post flor :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Há um ano atrás era uma pessoa sem perspectivas de vida, sem trabalho, sem nada!

    ResponderEliminar