| Diário De Uma Universitária | E Como Foi O 1º Ano?
1º semestre
Experimentei a praxe e, apesar de não a ter achado abusiva tal como falam na televisão, desisti. Simplesmente não me identificava com o que lá era feito e ainda hoje digo que todos devem experimentar a praxe e só depois formar a sua opinião.
Mudava-me para Braga... e começava o reboliço! Começava a sentir-me imensamente sozinha, apesar de ter à minha volta muita gente.
Tirei a primeira negativa da minha vida... e foi o começo de uma queda livre. Senti muitas dificuldades e comecei a achar que ia deixar cadeiras para trás. Comecei, pela primeira vez da minha vida, a duvidar das minhas capacidades. Sentia-me incapaz de completar toda esta etapa. Passou-me mesmo pela cabeça desistir de tudo aquilo, de desistir de um sonho que tinha desde pequenina: o de estar na universidade.
Chorei... e chorei mais do que pensava. Tive ataques de ansiedade. Cheguei a sair das aulas e regressar a casa dos meus pais. Fazia 100km por dia para refugiar-me e fugir do problema.
Mas nem tudo foi mau... ainda aconteceram episódios caricatos e aprendi a desenrascar-me sozinha: tive de cozinhar para mim e cozinhava mais saudável do que julgava. Tive um furo num pneu numa sexta de manhã: tentei colocar o macaco e iniciar todo o processo de troca de pneu.... mas acabei mesmo por chamar a assistência e vieram trocá-lo. Fui embora com uma bela rodinha suplente, que mais parece a roda da minha bicicleta.
Havia me dado conta que até simpatizava com Direito Comercial. Fiz do meu livro de Código um autêntico arco-íris repleto de post-its.
Afinal, nem tudo foi mau... e começava a sentir que não poderia estar em melhor lugar.
Mudei de atitude. Voltava a sorrir. Havia metido na cabeça que eu era mais forte que tudo aquilo que tinha passado no primeiro semestre. Olhava para o semestre anterior e não queria passar pelo mesmo.
Confiei em mim e correu tudo bem. Foi um semestre cheio de trabalho e deixou-me exausta. Apesar de tudo, seguia em frente cheia de força.
Dei-me conta que as tarefas domésticas são uma ótima maneira de se descontrair depois de horas de estudo... que os programas de decoração e de cozinha eram dos meus favoritos. Não perdia um episódio de Hawai Força Especial todas as santas quintas-feiras à noite. Descobri que sou uma picuinhas em termos de organização e que ando sempre de pano na mão para retirar pó dos móveis (loucura, eu sei!).
Comprei o traje académico e vesti-lo foi uma sensação estranha. Sentia orgulho e, ao mesmo, não me convencia que era a minha vez de trajar. Mas era... era a minha vez!
Sorri e soltei toneladas de piadas à boa moda da Andreia. Também entrei em stress, também me deu vontade de mandar tudo para o ca*%#&o. Sim, porque também todos temos esse direito pelo menos uma vez.
Descobri muitas coisas, inclusive, competências de mecânico (esta menina é pra casar, caraças ahahahah). E tudo isto por causa de uma fuga de óleo no meu carro: e lá tive eu de colocar óleo da direção assistida no meu boguinhas!
Ficava (e continuo a ficar) feliz quando o gasóleo descia, nem que fosse meio cêntimo. Sábado era dia de verificar óleo do motor e a água.
Descobria um pequeno gosto pela contabilidade ao achar piada aos registos de transações nas contas (quando meio mundo achava aquilo terrível).
E tudo terminou com as terríveis frequências / exames / objetos de tortura psicológica... e vieram as férias!
-------------------------------------------------------------------
E esta pessoa segue para o segundo ano. Refletiu muito e só agora escreveu. E, daqui a um ano, é certo que terei mais peripécias para contar, tristezas para relatar e episódios felizes para partilhar!
14 comentarios
Apesar de já ter feito um tesp na universidade, vou começar agora a licenciatura... Estou super nervosa!!
ResponderEliminarBLOG - VOCHEL
Os nervos são algo super normal nesta fase... mas vais ver que tudo corre bem!
EliminarQue bom que começou a melhorar!! Relaciono-me muito com o 3º parágrafo do 2º semestre!!
ResponderEliminarBeijinhos
Joana
https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/
Bem era preciso uma melhoria, não sei se aguentava continuar daquela maneira!
EliminarBeijinho
Que este ano tudo corra bem!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Obrigada Isa! Beijinho
EliminarAdoro ler posts sobre experiências universitárias. É engraçado como cada pessoa vive a faculdade de forma diferente.
ResponderEliminarA transição do secundário para a universidade é sempre um grande embate, sobretudo quando se muda de cidade. Mas ainda bem que tudo correu bem e que te adaptaste :).
Beijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
Também gosto muito de ler experiências de outras pessoas e de ver que cada pessoa tem a sua forma de se adaptar :)
EliminarBeijinhos
Acho que são situações que muitos estudantes universitários se podem relacionar. Eu vou para o último ano, passou super rápido haha! :D
ResponderEliminarhttp://purflefox.blogspot.pt
É verdade! Eu estou agora no segundo ano e estou a ver que isto a passar mesmo muito, mas muito rápido!! Quando mal acordar já tenho o curso terminado ahahah :D
EliminarAdoro ler este tipo de post, são muito utéis na minha opinião.
ResponderEliminarBeijinhos :)
https://dailyvlife.blogspot.pt/
Obrigada, minha querida! Acho que é bom partilharmos estas experiências :)
EliminarBeijinhos
Gostei muito de ler esta publicação :)
ResponderEliminarIr para a universidade não é o mar de rosas que muitos pensam, mas a verdade é que fazer dela uma experiência boa ou má bem da nossa atitude :)
Espero que tenhas um excelente segundo ano :D
Beijinhos da Mó :D
O blog da Mó | Instagram
Sim, a universidade não é uma etapa maravilhosa, mas é claro que vai de cada um fazer dela algo bom ou mau... acho que no fundo o que todos querermos é um dia mais tarde olhar para trás e sorrir, vendo que valeu a pena :)
EliminarBeijinho