| Beleza | Será A Água Micelar Tão "Benéfica" Como Dizem?

Está lançado o mais recente tema controverso acerca das águas micelares, sobretudo por aqui na blogosfera.


Ao que parece, a água micelar não é assim tão benéfica como afirmam ser. Para provar isto mesmo, recorro ao meu próprio testemunho.
Há uns meses, comecei a notar que a minha pele estava a ficar com mau aspeto: cada vez mais rosada, a criar muito frequentemente espinhas e com algumas zonas a ficarem muito oleosas, algo que não é nada normal dado que a minha pele sempre teve tendência a ser seca.
Quando ia desmaquilhar-me, dei por mim a sentir a pele a repuxar um pouco, mas a verdade é que nem liguei grande coisa a isso até porque "poderia ser uma fase" (que é como quem diz, existirem eventuais hormonas que lembram de se descontrolarem e que simplesmente esperamos que acalmem o bailarico).
Ao ler o post da "Coquette à Portuguesa" acerca deste tipo de produto, era dito que "O que a maioria de nós não sabe é que a água micelar no fundo é um detergente, não é uma mera água com umas coisinhas chamadas micelas que ajudam a limpar". Verdade seja dita: fiquei com a pulga atrás da orelha e decidi colocar à prova isto mesmo: comecei a limpar o rosto com géis de limpeza  após a aplicação da água micelar e até a passar o rosto por água e, guess what? A minha pele, num espaço de duas semanas, voltou ao seu estado normal, que é como quem diz, voltei à minha pele de sempre: tendencialmente seca, alguma vermelhidão e zero zonas oleosas. Disse de vez adeus às espinhas que nunca me tinham aparecido em tais zonas.
Na minha última consulta com o dermatologista, confrontei-o com este facto e a resposta foi tão simples como: "Menina, quando um produto promete muita coisa junta, simplesmente desconfie!". Acho que numa só frase ele disse tudo!
A verdade é que eu era dessas pessoas que julgava que, passando água micelar, tinha o trabalho todo feito e poupava tempo... o que não poupei foi a minha rica pele que ficou num estado que nunca esteve.

6 Easy Ways To Remove Makeup Without Washing Your Face | Gurl.com

Posto isto, resta-me agradecer, primeiramente à Jael (autora do blog Coquette à Portuguesa) por partilhar esta informação de tamanha relevância e alertar-vos... afinal, a água micelar não é tão benéfica como dizem ser!
Não quero com isto dizer que deixem de usar esses produtos, até porque eu continuo a fazê-lo e gosto do seu trabalho; o que basta é que se altere um pouco a usa utilização e se complemente com géis de limpeza e tónicos ou mesmo passar o rosto por água após a sua aplicação de modo a evitar os efeitos secundários que ninguém os quer ter, não é verdade?


Conheciam este "senão" da água micelar? Contem-me tudo!

You May Also Like

6 comentarios

  1. Posso dizer que é um produto que nunca me chamou muito para usar, mas gostei bastante da tua partilha e da tua pequena opinião
    Beijinhos
    Novo post (Review Top Coat Revlon) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu atrai-me por ser um "tudo em 1" mas afinal não é bem assim!

      Eliminar
  2. Não conhecia, mas vou ter em conta!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Juro que ainda não percebi o drama das águas micelares. Pensei que era algo do senso comum que a água micelar deveria ser sempre retirada com água ou até mesmo um pouco de tónico se não tiver essa função. O problema é que as marcas começaram a abusar no marketing para parecer muito práticas e claro que baralharam toda a gente. Na minha rotina diária a regra que sigo é muito simples, tudo o que seja produto de limpeza de pele é retirado com água não importa o que a marca diga porque se tem função desmaquilhante vai sempre agredir a pele. A unica coisa que fica são cremes e séruns e eventualmente alguma máscara mas até essa, por norma retiro.
    Ainda bem que reparaste no erro e começaste a corrigir. ;)

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais vale tarde que nunca, já diz a sabedoria popular. É que a publicidade em torno da água micelar dá a entender que basta passá-la na cara que está tudo feito, ou seja, induz as pessoas em erro.

      Eliminar