| Back to School | 5 dicas para seres bom aluno

Setembro já se iniciou e, com ele, começamos já a fazer a contagem decrescente para o regresso ás aulas.
Este mês traz sempre uma reflexão consigo... o que poderemos melhorar face ao ano passado? Como posso ser melhor aluno/a?
E é sobre este tema que me vou debruçar neste post. Ser-se bom aluno não é um bicho de sete cabeças e não requer que sejamos super dotados. Muitas vezes, o segredo está em pequenos pormenores que fazem toda a diferença.
Sem mais demoras, eis as minhas 5 dicas para seres bom aluno, independentemente do ano que vás frequentar.

1. O teu lugar na sala é super importante
Com isto, não quero dizer que tens que ir obrigatoriamente para a primeira fila até porque algumas vezes é super intimidante ficar-se tão perto dos professores.
Ainda assim, tenta sempre escolher as três primeiras filas, preferencialmente no meio. Além de visualizares melhor para o quadro, irás escutar muito melhor. No geral, nestas filas localizam-se os alunos mais sossegados, o que não te irão estimular a estar tantas vezes distraído.

Resultado de imagem para classroom

2. Dá coça à caneta e ao lápis
E por "coça" quero eu dizer para dares muito uso às canetas. Não te contentes apenas com os slides que o professor possa dar ou com o livro que parece bem completo. Aponta tudo o que o professor diz até porque, além de te fazer memorizar melhor a matéria, vais ver que terás informações preciosas que te darão imensos pontos extra nos testes. E como é possível? Simples: ao escreveres algo que apenas o professor disse na aula e não se encontra escrito em mais lado nenhum, este dar-se-á conta que estiveste atento nas aulas e dar-te-á uns pontos extra o que, no final das contas, faz-te ter uma nota bem melhor.

Resultado de imagem para writing

3. Faz os teus próprios resumos
É verdade, fazer resumos da matéria é um trabalho aborrecido e que demora imenso tempo, mas acredita que recompensa. Enquanto estás a ler o livro e os apontamentos para veres o que escrever no teu resumo, começarás automaticamente a lembrar-te das aulas e ser-te-á mais fácil e rápido memorizar.
Podes sempre ter resumos de colegas para teres uma base, mas faz sempre o teu próprio resumo dado que este se encontra escrito da forma como memorizaste, facilitando imenso o estudo, além de que podes usar métodos que gostes mais, que poderão ser esquemas, tópicos ou até mesmo ter os resumos com várias cores e destacados.

Strive for knowledge - procrastinationlikeapro: 23.06.2018 done with my...

4. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje
Se tens tarefas para fazer, fá-las logo que possas e não comeces a procastinar sobre elas. Pegando no exemplo nos trabalhos de casa, se os fizeres no dia em que foram marcados ou até no dia a seguir, terás a matéria dada bem fresca na tua cabeça e farás os trabalhos com melhor qualidade e rapidez. Se passarem muitos dias, o que acontecerá é que, primeiramente, terás de rever a matéria que deste, levando a que demores muito mais tempo e não dês as respostas 100% completas.
Não caias na tentação de primeiro veres uma série e depois fazeres as tarefas, pois o que te acontecerá é que acabarás por passar uma tarde inteira a ver séries porque não quiseste esperar tanto pelo próximo episódio.

El obsesivo arte de hacerse la agenda a mano

5. Define tempos livres
Para seres bom aluno não precisas de passar o dia todo a estudar, muito pelo contrário. Realiza todas as tuas tarefas e, no final, recompesa-te: vai ver um filme ou série que gostes, sai com os amigos ou qualquer outra coisa que gostes. Vais ver que até o filme te vai saber melhor e até poderás ver vários episódios da tua série favorita descansado.
Enquanto realizas as tarefas, faz pequenas pausas e sê rigoroso nelas: no meu caso, ao fim de 45 minutos a 1 hora, faço uma pausa de cerca de 10 minutos, à qual aproveito para coisas banais como lanchar ou até mesmo espreitar as redes sociais. Mas nada de te excederes!

This is my version of heaven... Or my answer to the question "where do you see yourself in 5 years?".

Como podes constatar, nem é assim tão difícil seres bom aluno. O segredo está mesmo na tua atitude e na disciplina.
Por isso mesmo, ainda vais mais que a tempo de entrares no novo ano letivo com uma nova atitude. 

Estás preparado/a?

You May Also Like

12 comentarios

  1. Acho que tens aí umas boas dicas, para quem ainda estuda
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Amei as dica :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. "Faz os teus próprios resumos" é muito importante, porque, para além de se compreender o que lá está escrito, enquanto estamos a fazê-los, estudamos

    ResponderEliminar
  4. Nunca fui uma estudante muito dedicada, mas tinha organização para dar e vender. Fazia excelentes anotações, com cores, setas, destaques... e tirava boas notas graças a esses resumos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também uso imensas cores e destaques, até porque é dessa forma que muitas vezes me lembro no teste :)

      Eliminar
  5. já não tinha "aulas" há muito tempo visto que no meu curso, a partir do 3º ano, só temos estágios e aulas de discussão de casos práticos. no entanto seguia sempre estas dicas, principalmente as dos apontamentos, não há nada como ir às aulas e tirar apontamentos do que os professores dizem, ajuda imenso no estudo!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria mesmo que os apontamentos das aulas dão metade da nota do nosso teste :)

      Eliminar
  6. super, super, super importante!! :) especialmente a parte dos resumos! comecei há pouco tempo a usá-los como método de estudo e funciona perfeitamente! por outro lado, por alguma razão que desconheço, fico muito mais atenta sentada no fundo da sala do que nas primeiras filas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah é estranho! No geral, está-se mais atento sentado na primeira fila, mas é claro que não quer dizer que na última fila não se consiga estar atento também :)

      Eliminar