| Escapadela | Seria Uma Agonia Não Viver a Romaria!

O que melhor define a Romaria da Senhora d'Agonia que o termo "cheira"?

"chieira (chi.ei.ra ˈʃjɐjrɐ): termo minhoto para definir a vaidade das mulheres de Viana em envergar o traje e o ouro"


Notamo-la por todos os cantos da cidade de Viana de Castelo, aquando da sua enorme festa que honra a sua padroeira, a Nossa Senhora da Agonia.

Trocaria facilmente o meu carro por isto ahahah
Já não é novidade nenhuma por aqui que praticamente todos os anos estou lá presente. Se me perguntarem se cansa ir sempre à mesma festa? Não, não cansa mesmo! Há sempre algo novo a descobrir e, alem disso, Viana do Castelo é uma cidade que gosto muito e que desde bem pequena me lembro de a visitar.
Neste ano, a minha visita coincidiu com o Cortejo Histórico-Etnográfico, onde está representado tudo a que Viana diga respeito, desde a sua história, as tradições e até mesmo a representação do modo de vida piscatório e agrícola.




As pequenitas trajadas são a coisa mais fofa de sempre :)






Os comboios deitavam vapor e faziam o seu tão característico som. Excelente trabalho de quem os fez!


Neste momento tocavam o "Havemos de ir a Viana" da Amália. Esta é a mítica música que soa em qualquer lado!
 "Se o meu sangue não me engana
Como engana a fantasia
Havemos de ir a Viana
Oh meu amor de algum dia!
Oh meu amor de algum dia!
Havemos de ir a Viana
Se o meu sangue não me engana
Havemos de ir a Viana!" 
 
Só queria ser uma pessoa tão equilibrada como esta senhora :)










As mordomas! (vamos ignorar este zoom ranhoso do meu telemóvel...)




 A novidade deste ano foi o cancelamento dos fogos de artifício devido ao alerta vermelho de risco de incêndio, mas nada de muito gravde, até porque mais vale prevenir que remediar e à noite todos passamos bem sem o espetáculo, até porque animação é coisa que nunca falta nesta romaria, à qual afirmam ser a "maior romaria de Portugal".

O Gandhi não faltou à festa :)

Nem Jesus!


Atentem na quantidade de pessoas só nesta avenida! É Romaria das grandes, sim senhora!

Se é a maior de Portugal, isso eu não sei, mas que a festa é enorme e tem um espírito único, nisso eu não tenho a menor dúvida!
No dia seguinte, muitos eram os bombos pelas ruas ... e muitas foram as calorias, já que fui ao Zé Natário comer uma Bolinha de Berlim, à qual não teve tempo para foto :)


Para quem ainda não tenha visto, tenho posts de outros anos nesta Romaria, pelo que vou deixar aqui os links de todos eles numa lista:
Quem já conhecia esta Romaria? Dá vontade de visitar? 
Contem-me tudo!

You May Also Like

14 comentarios

  1. Eu ainda não fui assistir a essa festa. Para o ano, ver se não me escapa.
    Viana é tão MINHO. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que tens mesmo de ir, vale muito a pena! E sim, Viana é Minho no seu estado mais puro :)

      Eliminar
  2. Tenho muita curiosidade em conhecer essa romaria! Adorei as fotos, permitiram-me ir lá sem sair daqui!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, a intenção é mesmo essa... quem não pode ir, ao menos "viaja" até lá por breves momentos! Beijinho

      Eliminar
  3. Eu também andei por lá!
    Bom fim de semana!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o teu blog mas já estou a seguir ;)

    https://the-choice-26.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Adorei as fotografias :D
    Sem dúvida que é uma festa espectacular em Portugal :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Nunca tive oportunidade de assistir nem de visitar Viana nesta altura! Realmente o desfile era muito bonito :)

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar