| Escapadela | O magnâmico Palácio Nacional de Mafra
A visita a este lindíssimo monumento já foi feita no fim do ano passado, mas merece aqui ser partilhada.
E quem não se lembra de no secundário ter estudado o "Memorial do Convento" de José Saramago que aborda precisamente a construção deste emblemático convento/palácio?
Confesso que esta foi, definitivamente, a obra que mais me fascinou e que deixou um bichinho por ler mais obras do nosso Prémio Nobel da Literatura.
Pois bem, o Palácio, além de uma fachada gigante que é todo um desafio fotografá-lo na íntegra, apresenta-se de forma imponente, de forma magnâmica, tal como o rei megalómono que o mandou construir, D. João V.
Dei por mim a visitar o Palácio e, de repente, a relembrar-me de imensas passagens do livro. Os seus corredores sem fim à vista, os muitos quadros e estátuas da figura do Rei, entre muitas outras extravagâncias fazem provar que o livro retrata bem a vida do Rei que quis construir um palácio gigante, de fazer "inveja" ao de Versalhes.
A visita dura umas 2 horas, sendo que existem algumas partes que não estão disponíveis para visita. Na verdade, o que deixava em pulgas era a emblemática biblioteca, que para minha tristeza, não foi possível visitá-la na íntegra (basicamente não deixam passar na parte mais comprida da biblioteca). Sabiam que nesta biblioteca existem morcegos pois ajudam a conservar os livros? ME-DO!!
Claramente que ir a Mafra é ouvir falar do mito que corre que, por debaixo de todo este edifício, existe uma imensidão de ratos que, segundo dizem, se estes saírem cá fora Mafra "vai com os porcos" (neste caso, vai com os ratos!). Se é verdade ou não eu não sei, mas não deixa de ser curioso!
Sem mais demoras, deixo-vos muitas fotos:
Gigante! |
Será que as panelas são da Silampos? ahahahah |
Enfermaria |
Sala do Trono |
Apesar de largas, as camas são pouco compridas (a malta da altura não era muito grande, pois não?) |
Estátua nº1 (para além de n quadros espalhados) |
Pois é, amigos, mas estes senhores já jogavam bilhar #MuitoÀFrente |
Sala dos chifres |
Chifres... chifres everywhere! |
Eu não vos disse que a figura d'El-Rei D. João V estava em todo o lado? |
Ah, a biblioteca, finally!! *1 minuto de silêncio para ter pago bilhete e não ter direito a percorrer a biblioteca, mas estava um grupo com guia a fazê-lo!* |
A capela, que naquele dia tinha uma equipa da RTP a montar todo um estaminé! |
Olhem quem eu encontrei! |
Aos domingos, até às 14h, os residentes em Portugal podem usufruir de visita gratuita (fica a dica! - eu como fui a um sábado tive mesmo de pagar, mas vale muito a pena).
13 comentarios
Alô :)
ResponderEliminarNa altura que estudei fui fazer essa visita e lembro-me que adorei.
Gostei muito das fotos e gostava imenso de um dia poder voltar, quando somos miúdos não nos apercebemos do valor real da coisa.
Beijinho*
Certamente que se fores visitar novamente terás uma perspetiva diferente :)
EliminarBeijinho
Já visitei e é realmente lindo! Vale a pena conhecer!
ResponderEliminarBeijinhos
http://aestilografa.blogspot.pt/
Vale sim senhora! Beijinhos
EliminarAinda não visitei mas fiquei realmente curiosa com o palácio no entanto tira-me do sério essas salas e espaços interditos, a minha curiosidade não aguenta!
ResponderEliminarBeijinhos, Hellen ❤
https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/
É verdade, uma pessoa na verdade quer ver tudinho, mas em muitos sítios isso acontece.
EliminarBeijinhos
Já visitei e achei lindo! Foi numa visita de estudo no secundário quando iniciamos o estudo ao Memorial do Convento hehe gostava de la voltar e visitar com outros olhos
ResponderEliminarGostei muito do teu blog <3 segui
Tenho giveaway de decorrer no blog, visita!
Beijinhos!
Blog ♡ SimplyNeca
PASSATEMPO a decorrer no Blog
Acho que vale a pena voltar passado algum tempo, vamos acabar sempre por descobrir algo novo! Beijinho
EliminarPreciso urgentemente de visitar essa maravilha lusitana :| Como se não bastasse a história, a biblioteca e a arte arquitectónica, tem morcegos. Adoro morcegos *-*
ResponderEliminarArgh, eu dispenso os morcegos, apesar de já ter estado a escassos centímetros deles quando visitei uma mina ahahahah
EliminarBeijinho
Nunca lá fui, parece imponente.
ResponderEliminarÉ bem imponente, impressiona muito! Beijinho
EliminarObrigada! Vou já espreitar o teu blog :) Beijinho
ResponderEliminar