| Back to School | 5 dicas para seres bom aluno
Setembro já se iniciou e, com ele, começamos já a fazer a contagem decrescente para o regresso ás aulas.
Este mês traz sempre uma reflexão consigo... o que poderemos melhorar face ao ano passado? Como posso ser melhor aluno/a?
E é sobre este tema que me vou debruçar neste post. Ser-se bom aluno não é um bicho de sete cabeças e não requer que sejamos super dotados. Muitas vezes, o segredo está em pequenos pormenores que fazem toda a diferença.
Sem mais demoras, eis as minhas 5 dicas para seres bom aluno, independentemente do ano que vás frequentar.
1. O teu lugar na sala é super importante
Com isto, não quero dizer que tens que ir obrigatoriamente para a primeira fila até porque algumas vezes é super intimidante ficar-se tão perto dos professores.
Ainda assim, tenta sempre escolher as três primeiras filas, preferencialmente no meio. Além de visualizares melhor para o quadro, irás escutar muito melhor. No geral, nestas filas localizam-se os alunos mais sossegados, o que não te irão estimular a estar tantas vezes distraído.
2. Dá coça à caneta e ao lápis
E por "coça" quero eu dizer para dares muito uso às canetas. Não te contentes apenas com os slides que o professor possa dar ou com o livro que parece bem completo. Aponta tudo o que o professor diz até porque, além de te fazer memorizar melhor a matéria, vais ver que terás informações preciosas que te darão imensos pontos extra nos testes. E como é possível? Simples: ao escreveres algo que apenas o professor disse na aula e não se encontra escrito em mais lado nenhum, este dar-se-á conta que estiveste atento nas aulas e dar-te-á uns pontos extra o que, no final das contas, faz-te ter uma nota bem melhor.
3. Faz os teus próprios resumos
É verdade, fazer resumos da matéria é um trabalho aborrecido e que demora imenso tempo, mas acredita que recompensa. Enquanto estás a ler o livro e os apontamentos para veres o que escrever no teu resumo, começarás automaticamente a lembrar-te das aulas e ser-te-á mais fácil e rápido memorizar.
Podes sempre ter resumos de colegas para teres uma base, mas faz sempre o teu próprio resumo dado que este se encontra escrito da forma como memorizaste, facilitando imenso o estudo, além de que podes usar métodos que gostes mais, que poderão ser esquemas, tópicos ou até mesmo ter os resumos com várias cores e destacados.
4. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje
Se tens tarefas para fazer, fá-las logo que possas e não comeces a procastinar sobre elas. Pegando no exemplo nos trabalhos de casa, se os fizeres no dia em que foram marcados ou até no dia a seguir, terás a matéria dada bem fresca na tua cabeça e farás os trabalhos com melhor qualidade e rapidez. Se passarem muitos dias, o que acontecerá é que, primeiramente, terás de rever a matéria que deste, levando a que demores muito mais tempo e não dês as respostas 100% completas.
Não caias na tentação de primeiro veres uma série e depois fazeres as tarefas, pois o que te acontecerá é que acabarás por passar uma tarde inteira a ver séries porque não quiseste esperar tanto pelo próximo episódio.
5. Define tempos livres
Para seres bom aluno não precisas de passar o dia todo a estudar, muito pelo contrário. Realiza todas as tuas tarefas e, no final, recompesa-te: vai ver um filme ou série que gostes, sai com os amigos ou qualquer outra coisa que gostes. Vais ver que até o filme te vai saber melhor e até poderás ver vários episódios da tua série favorita descansado.
Enquanto realizas as tarefas, faz pequenas pausas e sê rigoroso nelas: no meu caso, ao fim de 45 minutos a 1 hora, faço uma pausa de cerca de 10 minutos, à qual aproveito para coisas banais como lanchar ou até mesmo espreitar as redes sociais. Mas nada de te excederes!
Como podes constatar, nem é assim tão difícil seres bom aluno. O segredo está mesmo na tua atitude e na disciplina.
12 comentarios
Acho que tens aí umas boas dicas, para quem ainda estuda
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Não custa nada dar uma ajudinha :)
EliminarAmei as dica :)
ResponderEliminarhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
obrigada!
Eliminar"Faz os teus próprios resumos" é muito importante, porque, para além de se compreender o que lá está escrito, enquanto estamos a fazê-los, estudamos
ResponderEliminarÉ o método que mais utilizo, resulta mesmo!
EliminarNunca fui uma estudante muito dedicada, mas tinha organização para dar e vender. Fazia excelentes anotações, com cores, setas, destaques... e tirava boas notas graças a esses resumos.
ResponderEliminarEu também uso imensas cores e destaques, até porque é dessa forma que muitas vezes me lembro no teste :)
Eliminarjá não tinha "aulas" há muito tempo visto que no meu curso, a partir do 3º ano, só temos estágios e aulas de discussão de casos práticos. no entanto seguia sempre estas dicas, principalmente as dos apontamentos, não há nada como ir às aulas e tirar apontamentos do que os professores dizem, ajuda imenso no estudo!
ResponderEliminarbeijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/
Eu diria mesmo que os apontamentos das aulas dão metade da nota do nosso teste :)
Eliminarsuper, super, super importante!! :) especialmente a parte dos resumos! comecei há pouco tempo a usá-los como método de estudo e funciona perfeitamente! por outro lado, por alguma razão que desconheço, fico muito mais atenta sentada no fundo da sala do que nas primeiras filas :p
ResponderEliminarAhahah é estranho! No geral, está-se mais atento sentado na primeira fila, mas é claro que não quer dizer que na última fila não se consiga estar atento também :)
Eliminar