... e sobre o Natal...

... deixo-vos aqui um cheirinho do meu Natal. Nada como passar a quadra festiva com aqueles que mais amamos e eu tive esse privilégio, ainda que tenha tido imensas baixas à mesa.
Foi assim, meus queridos (e minhas queridas, claro está!), uns dias em que encher o bandulho foi a palavra de ordem... e tive o azar sorte de não me oferecerem Mon Chérie ou After Eight. Já estão a ver o filme, não é verdade? Aqui a menina Andreia vai virar, oficialmente, um balenta'bidão! **Para não falar da tonelada de comida que já ingeri estes dias. Perdoai-me!**


Preparação para os formigos. E agora vocemecês que estão por cá perguntam-me "Oh Andreia, o que é isso?". Andais com imensa sorte... vou eu explicar, a profissional em confeccionar e comer esta iguaria.
Então é assim: os formigos são um doce regional **e por regional entenda-se, prato que só se confeciona no meu concelho e arredores** feito com pão padornelo (ou de 4 cantos, como quiserem chamar) ou de regueifa já com alguns dias. Parte-se o pão em pedaços muito pequenos e coloca-se numa panela com água, mel, canela e açúcar louro. Só para dizer que ou gostam disto do tipo muito ou odeiam **moi-même só gosta deles quentinhos a sair da panela, mas eles também comem-se frios, polvilhados com canela** 


Ora aqui estão os ditos cujos formigos... e sim, são umas bombas calóricas mais ou menos, sem dúvida!



O "menu" feito cá em casa. Formigos, aletria **cá na zona não existe arroz doce no Natal**, filhoses de cenoura e rabanadas de leite.


As filhoses (prato mais cheio) e as rabanadas (prato mais pequeno)


Aletria, com uma bela pintura de canela por cima... **já vos disse por cá que sou doida por isto? Quente ou frio, vai tudo!**


O tronco de Natal, feito pela mãe... e este ano esqueci-me de tirar uma foto ao tronco quando ele acabou de ser preparado. Foi o melhor que se arranjou...
Adicionando a tudo isto o tradicional bolo-rei, mais o bolo-rei escangalhado e o bolo-rei de chocolate (nenhum deles sem foto, coitados, vejam lá a minha concentração em deliciar-me com tais iguarias ahahah - só gosto do de chocolate!)
Quanto às prendas, este ano lembram-se de me engordar forte'e'feio e ofereceram-me caixas e caixas de chocolates... e eu a jurar que iria começar 2016 com dieta rigorosa... 'bora lá adiar isso mais uns tempos, até porque não vou deixar os chocolates estragarem-se! 



O presente do "Pai Natal" (nem no sapatinho esteve, mas enfim). Acertaram em cheio na minha necessidade um relógio novo. A cor, em tons de cobre, agrada-me bastante, bem como os detalhes dos brilhantes. E eu que estive imensas vezes na Bijou Brigitte e nunca tinha visto nenhum tão giro como este!


Prendas do mano e da namorada. Creme de mãos, esfoliante para mãos e verniz de secagem imediata, tudo da Yves Rocher. Já experimentei o creme de mãos e gostei bastante; além de ter uma fragância boa, hidrata muito!
O boneco foi mesmo para dar tanga **algo bastante comum nestas bandas, além das caixas repletas de papéis para nos colocar com cara de tacho a tirar tudo para fora com a esperança de encontrar a prenda**, mas acho-o super fofo e fica mesmo bem na mesinha de cabeceira! Hello Charlie Brown!



Mais dois porta-moedas para a coleção **já tinha três!**. Tanto um como outro são super giros, a questão agora será escolher um em cinco!

Já me esquecia de vos falar que os rebuçados e as cartas foram reis na noite de Consoada. Cá na terra temos, por tradição, de jogar cartas e rebuçados até à meia-noite. Sim, estes dois elementos jogam-se em simultâneo. Existem vários jogos que se podem fazer, mas os mais comuns são a Lerpa, o Rei, o Montinho e o Rapa. **Isto dava um post muito giro, a explicar cada jogo, não é verdade?**
O que vos digo disto é que a família é bastante amorosa e normal até ao momento em que se começa a jogar. Meus amigos, nós viramos feras, andamos a "queimar" uns aos outros, faz-se batota até mais não, roubos de rebuçados, discute-se e ri-se. Um fair-play digno de se ver. Tudo num só jogo, pensem. É lindo, aquela mesa recebe tantas palmadas de "Um ao jogo!" que nem é bom. Pobre mesa, sorte de teres tampo em pedra e seres dura...

Hoje, dia 27, posso dizer que só tenho comido nestes dias. Fui, esta manhã fazer uma caminhada e parecia que já não fazia exercício há imenso tempo. Até que fez bem, sinto-me mais "leve", sem ter a "pança a pesar".
E o vosso Natal? Foi bom? Receberam muitas prendas? Contem-me tudo!

You May Also Like

4 comentarios

  1. Que natal espetacular! Adorei! O meu foi muito mais calminho e com muitas menos bombas calóricas! Tirando os ferrero rocher que recebi eheh.

    Beijinho
    http://the-not-so-girlygirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TheNotSoGirlyGirl @ Aiii o meu teve bombas calóricas "a rodos", uma lástima para a minha dieta ahahahah Beijinhos <3

      Eliminar
  2. Tanta coisa boa :) assim é mesmo difícil resistir :)
    Já te sigo :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adoro troco de Natal, é o doce que eu mais como no Natal ahaha.
    O relógio é lindo, gostei muito
    Segui! :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar