Escapadela | Um cheirinho do Centro de Portugal (c/ vlog)

E meia volta lá aparece por cá um post sobre mais uma escapadinha! Desta vez, vou-vos levar (sim, porque vocemecês, caros/as leitores/as deste blogue, são uns amores e merecem que vos levem comigo!) até alguns lugares de atração turística pelo Centro de Portugal.
A dita viagem seria apenas ir a Fátima, mas, de repente, o grupo, depois de lá tudo ter visto, decidiu rumar a outras paragens e acabamos mesmo por fazer uma espécie de roteiro!
Vai daí que começamos a viagem pelas Grutas da Moeda. Localizadas a muito poucos quilómetros de Fátima, estas grutas encontram-se a 45 metros de profundidade e estão inseridas no Maciço Calcário Estremenho. A temperatura dentro da gruta é de cerca de 18ºC (o que naquele dia foi maravilhoso pois cá fora estava um calor dos diabos!).

E no fundo estão as moedas que fazem jus ao nome da Gruta. Existe mesmo uma lenda por detrás disto!
E dado que o selfie stick ficou na viatura, uma selfie com os braços esticadinhos!



Digam-me lá se não existe ali açúcar a caramelizar, ah? ahahahah

A entrada para as grutas custa 6€, o que para mim acaba por ser um pouco caro dada a duração da visita (cerca de 15/20 minutos apenas). Mas vá, uma vez não são vezes e pela beleza da gruta ainda perdoo.

Depois de andarmos debaixo de terra, foi hora de fazer mais uns quilómetros e parar na Batalha. E ir à Batalha significa visitar o Mosteiro da Batalha. Naquele dia, ele estava repleto de turistas espanhóis, franceses e, sobretudo, ingleses.
Deste mosteiro vem-me logo à cabeça a Padeira de Aljubarrota. Sempre achei imensa graça à história mediática que há em torno desta personagem.
Foi mandado edificar em 1386 pelo rei D. João I para agradecer à Virgem Maria a vitória na Batalha de Aljubarrota. É considerado Património Mundial da UNESCO e pode também ser chamado de Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
No interior do mosteiro, é possível visitar a capela de forma gratuita, sendo que os restantes espaços do monumento são pagos e, adivinhem... custam 6€ também! Não entrei nessa parte até porque já tinha visto há dois anos e, nessa altura, ainda era gratuito (é óbvio que, como o turismo no nosso país cresce a olhos vistos, se comece a pagar em tudo o que é sítio!).



Adoro os pormenores deste mosteiro!
Uma das entradas laterais, que dá acesso à capela

Capela


Pormenor da porta da entrada principal
Entrada principal
Desta vez não me esqueci do selfie-stick!
Comprei, finalmente, o merecido íman para se juntar à minha já grandita coleção destes objetos tão fofinhos. É o 24º a dar entrada da lateral do frigorífico e a coleção só não é maior porque em alguns lugares onde já fui pediam couro e cabelo por algo tão pequenino.
Agora, senhores passageiros, seguimos para Coimbra! Esta é já a minha terceira vez este ano na cidade. Depois da Color Run, de ter passado lá vinda de Miranda do Corvo, agora vim visitar outros recantos desta bela cidade. E onde fui eu, que já era final do dia quando lá cheguei? À Universidade de Coimbra! E não, não fui lá matricular-me! ahahahah

O rio Mondego
Sé Nova de Coimbra, mesmo junto ao Instituto de Medicina Legal
Decorria um batizado :)
Nossa Senhora da Boa Morte
Laboratório Químico
D. Dinis, o fundador da primeira universidade em Portugal: a Universidade de Coimbra, pois claro! Foi fundada em 1290.
Faculdade de Letras

Entrada para o Paço das Escolas
Adivinhem? Estava cheio de turistas!
Não sei se este é um cabelo que se apresente... mas é o que se arranja!


A vista desde o Paço
Pormenor da Faculdade de Medicina
Agora, como cereja no topo do bolo, não vos deixo só com fotografias e trago-vos este vlog que fiz com pedacinhos de video que ia fazendo. A qualidade vai-se perdendo em alguns momentos dado que o telemóvel foi também um auxiliar da máquina fotográfica. Agora, sim, embarquem com todas as condições necessárias até estes lugares! Quem é que vos leva a passear sem sair de casa, quem é?!? ahahah


Desculpem lá o post tão longo, mas foi a mínima seleção que pude fazer para mostrar devidamente todos estes lugares que merecem que sejam fotogrados em pleno dada a beleza de casa um.
Eu gosto de verão por isto mesmo... são muitas as escapadinhas, ora a lugares que já conheço muito bem, ora a outros que nunca tinha visitado. E quem é que não gosta de laurear a pevide?
Espero que tenham gostado desta viagem! O que acharam do vlog?

You May Also Like

14 comentarios

  1. visitas te imensos sitios :)
    nunca fui a nenhum deles mas se tivesse de escolher iria às grutas, parecem ser lindissimas de ver ao vivo
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei como consegui ver tanta coisa :) As grutas, de facto, são lindíssimas ao vivo. beijinho

      Eliminar
  2. quase que me visitaste ahah
    vivo muito perto destes lugares que mencionaste, mas por incrivel que pareça nunca visitei o Mosteiro da Batalha ! Tenho alguma curiosidade, mas acabo sempre por não entrar ... Todos os outros lugares já fui.
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah o mosteiro da Batalha é muito bonito, tens de o visitar! Olha que eu também não conheço muitos monumentos perto de mim... é estranho!
      Beijinho

      Eliminar
  3. Gostei muitos dos sítios que visitaste e das fotos :). 6 euros para visitar uma gruta é um pouco puxado, mas ela é mesmo linda!
    Eu também sempre achei imensa piada à história da Padeira xD.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 6 euros acaba por se tornar caro, a sorte é que as grutas são mesmo bonitas.
      Ahahah afinal não sou a única a gostar da Padeira :)
      Beijinho

      Eliminar
  4. Que belos passeios, adoro viajar também :)

    Beijinho
    theownerofsushi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. obrigada pelo comentário <3
    que sítios maravilhosos! adorei as fotos :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Que lindo lugares que você passeou flor, esse mosteiro é misterioso, queria conhecer, e sobre a gruta, queria também conhecer, então custou 6 Euros e só 15 minuto? Nossa caro mesmo flor para poucos minutos, mas acho que vale, amei tudo.
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Com este tipo de posts fico logo com vontade de passear e ir conhecer acreditas?
    Adorei as fotos Andreia! Lindas!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto, daí ter feito um post assim, para proporcionar uma viagem sem "sair do ecrã" ahahah

      Eliminar