| Diário De Uma Universitária | Adeus, 2º ano!

Say goodbye to 2013 and walk into 2014 a new start and all God has for you!

Estando eu de férias há, literalmente, um mês, este é um post que queria escrever há já alguns dias... porque só passadas algumas semanas de férias é que começo a refletir a sério do ano académico que findou.
Com isto, disse oficialmente adeus ao segundo ano do meu curso, querendo com isto dizer que 2/3 da minha licenciatura já estão feitos. E isso assusta! Não dei mesmo pelo tempo passar e ainda me sinto, por vezes, numa autêntica caloira, com aqueles receios e planos típicos de quem está neste mundo há muito pouco tempo.
Sobre o segundo ano, tenho a dizer que foi muito, mas muito trabalhoso e muito stressante. Comparativamente à carga de trabalho do primeiro, diria que este praticamente duplicou. Tudo isto foi um grande desafio e um derradeiro teste à minha capacidade de organização e de lidar com a pressão. Diria que ultrapassei tudo de forma satisfatória, sendo certo que fui melhorando à medida que o tempo passava.
Foi um ano de muitas descobertas e desafios, de mudança de planos e de sonhos. Os meus objetivos para o meu futuro profissional são bem distintos àqueles que tinha quando entrei pela primeira vez na Universidade do Minho, a 11 de setembro de 2016.
Tenho agora uma visão diferente das possibilidades e aprendizagens que tiro do curso de Economia e, certamente, daqui a um ano estarei eu a dizer que precisamente neste dia eu nem fazia ideia das descobertas que iria fazer.
Trajei as vezes que quis, ainda que não estivesse presente nas serenatas da minha academia. Tive a possibilidade de trajar na serenata do Porto e, acreditem, nunca senti tão orgulho de estar onde estou, de pertencer à mui nobre academia minhota, que tanto me tem transformado e proporcionado experiências incríveis. Fui observada por ser diferente e isso, por si só, encheu o meu peito de orgulho.
O caminho não tem sido fácil, mas sei que é assim que tem de ser, pois é deste modo que, no final, tudo tem mais sabor.
O segundo ano é aquele em que nem és caloiro nem és finalista... és um aluno da licenciatura e ponto. Ficamos por aqui. Já estão todos à espera que determinados receios sejam já uma coisa do passado, que tenhas confiança e força para seguir em frente, lutando pelos teus sonhos.
O que ninguém espera é que, passados dois anos, tu ainda te assustes com as épocas de exames e com a possibilidade de ires ao recurso. Que chegues à hora do exame e as mãos te tremam, que o ar por vezes te falte e que, por momentos, já só queres o 9,5 para despachar aquela cadeira.
Dizem nesta altura que tens ainda muito curso pela frente, mas, pensando bem, tens praticamente 66% do teu curso finalizado. Mais de metade do curso feito com dois anos!
Agora, olhando em frente, vejo o meu último ano a chegar. Num abrir e fechar de olhos, a minha licenciatura está prestes a terminar. E isso arrepia! Dá medo e, ao mesmo, entusiasmo!
De repente, já se começa a sentir uma ligeira saudade e ainda o ano nem começou. E porquê? Porque sei que, no final, não terei obrigados suficientes para dizer a esta academia. Não terei uma mensagem forte o suficiente para demonstrar o quão orgulhosa estou deste meu percurso, deste meu traje tão belo e que tanto o respeito e, sobretudo, de ser uma pessoa diferente.
Desta vez, eu terei já outro papel. Já não posso olhar para os alunos finalistas do meu curso porque eu já sou desse grupo. Não vou poder olhar para eles e pensar que são já tão "adultos", que parecem bem mais velhos do que eu.
Agora, é tempo de olhar para os caloiros e bater aquela saudade que aperta o coração. Olhar para eles e pensar no que eles ainda têm para viver... vivências às quais eu já passei e que me deixam de sorriso rasgado ao recordar todas elas. Dará saudade só de olhar para os caloiros perdidos à procura das salas, lembrando-me que já estive naquela situação.
Estou certa de que o que por aí vem é muito melhor do que o que já passou. Disso eu não tenho dúvida alguma.... e daqui a um ano estarei eu, de lágrima no canto do olho e de coração apertado. E essa Andreia que vos estará a escrever será diferente da vos está a escrever neste momento.
Obrigado, meu rico segundo ano, por tudo o que me deste! Agora, é tempo de nos despedir porque o terceiro ano está à minha espera...

What is coming is better than what is gone.

You May Also Like

4 comentarios

  1. ate me arrepiei a ler este post porque sinto exatamente a mesma coisa que tu!!
    apesar de o meu curso ter 5 anos e portanto nem a metade vou, a verdade é que o tempo passa cada vez mais rapido e tal como tu já estou com uma certa nostalgia por sentir o fim cada vez mais perto
    são definitivamente os melhores anos das nossas vidas e só queria que durassem mais algum tmepo
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo verdade... o tempo passa tão rápido e dá logo uma certa nostalgia :) beijinhos

      Eliminar