Escapadela | Alto da Sra. da Graça

É muito provavelmente um lugar típico e conhecido por causa da Volta a Portugal em Bicicleta, já que faz parte da etapa que dizem ser a "mais complicada" de todas. O Monte Farinha, mais conhecida pelo Alto da Senhora da Graça está localizado em Mondim de Basto, com cerca de 1000 metros de altitude.
A este lugar só tinha vindo uma vez, segundo os meus pais, e tinha uns 3 anos. Vai daí eu não ter nenhuma memória dessa minha visita, contudo, tenho a imagem aérea deste lugar bem gravada. Há uns 4 anos, quando vinha de Genebra de avião, o céu limpo permitiu que visse tal lugar visto de cima e é, de facto, um lugar que deixa uma imagem muito bonita nas nossas memórias.
Pela estrada de acesso, são muitos os vestígios da Volta a Portugal, especialmente as frases de motivação e umas graçolas escritas no alcatrão da estrada.

A minha terrinha a marcar presença :)
Lá em cima, temos vistas dignas de fotografias e de se cortar a respiração, ainda que no meu dia em que fui houvesse ainda muito fumo, fruto dos grandes incêndios que devastaram florestas das redondezas. Conseguimos avistar imensas montanhas, umas do distrito de Vila Real, outras de Braga (Mondim de Basto pertence a Vila Real, mas está mesmo ao lado do distrito de Braga).



Com vista para o distrito de Braga :)
 O Santuário da Senhora da Graça remonta ao século XVI. Trata-se de uma construção pequena, mas com alguns detalhes bem engraçados. Por dentro, damo-nos conta ainda mais da pequenez deste santuário, mas mesmo assim a beleza é bem grande.
Se querem um conselho, digo-vos para visitarem este lugar com uma boa máquina fotográfica e um par de binóculos. Eu, com este último objeto, passei um bom tempo a olhar a paisagem com mais detalhe e até consegui ver no céu um Canadair a passar :)


Como podem ver, não fui a única de binóculos na mão. O meu pai também esteve nisto...
Parte traseira
Lateral
A frente :) Reparem só no detalhe das colunas em baixo.

Dentro do pequeno pátio frontal
E, claro, as devidas informações sobre tudo isto

E esta é mais uma das aventuras pelo nosso Portugal, país esse que tem tanto para dar que não sei quando irei descobrir tudo (se é que chegarei a descobrir tudo). E em Agosto, como manda a tradição familiar, lá vamos nós de "merendeiro" atrás a fazer turismo. É o que faz ter os pais de férias nestas alturas :)
Já visitaram este lugar? Contem-me tudo!

P.S.: Não se esqueçam de deixar qualquer pergunta ora por cá, ora no post onde anunciei a "Sessão de Q&A". Até a pergunta mais tontinha vale!

You May Also Like

8 comentarios

  1. Opá que sitio bonito :)

    Beijinho ♥
    the-not-so-girlygirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Já te disse e volto a dizer, adoro esse sítio! è digno de uma visita sem dúvida:) Adorei as tuas fotos :)
    Um grande beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas dá para ver que é um lugar lindo, só pelas fotos, imagino ao vivo :)
    Beijinhos
    Universo da Marta

    ResponderEliminar