... o que eu gosto mesmo é de adoçar a vida!

Sou fã de coisinhas doces, assim como sou fã de coisinhas salgadas. Gosto do melhor dos dois mundos, mas há dias em que o que queremos mesmo é provar algo que nos leve ao céu, a um lugar mágico... algo que provemos e que nos faça sentir que estamos a provar o paraíso em forma de comida.
E foi com esta mesma necessidade de querer provar algo realmente encantador que ontem pus mãos à obra e fui fazer uma sobremesa (já devem ter reparado que quando cá apareço com receitas é sempre com sobremesas!).
Apresento-vos uma das minhas sobremesas favoritas: natas do céu - sobremesa essa que faz jus ao seu nome, não duvidem.




Natas do céu
(para 6 a 8 pessoas)

Ingredientes:
- 200 ml de natas (de preferência, natas frescas)
- 6 ovos
- 250g de bolacha Maria ralada
- 120ml de água
- 40g de açúcar
- 80g de açúcar
- 130 de açúcar
- 1 casquinha de limão
- 1 pau de canela (opcional)
- Amêndoa torrada picada q.b. (opcional)

Confeção:
- Separar as gemas das claras e mexer as gemas com um garfo.
- Num tacho, levar ao lume a água, os 130g de açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Ao fim de 5 minutos, retirar a casca de limão e o pau de canela. Apagar o lume e deixar arrefecer um pouco.
- À calda de açúcar morna, misturar muito bem as gemas. Levar o tacho novamente ao lume e deixar cozinhar em lume brando, sem nunca parar de mexer. Logo que as gemas engrossem e antes de começar a ferver, apagar o lume e mexer um pouco mais para as gemas não cozerem. Deixar arrefecer o doce de ovos.
- Bater as natas até ficarem consistentes. Adicionar aos poucos os 40g de açúcar e continuar a bater até ficar com a textura de chantilly.
- Bater as claras em castelo (até quando virarmos o recipiente e elas não se mexerem) e adicionar os poucos os 80g de açúcar. Continuar a bater até obter um merengue bem consistente.
- Envolver o chantilly com o merengue até obter uma mistura homogénea.
- Em taças ou em copos (para doses individuais), colocar camadas alternadas de bolacha Maria ralada e de creme branco. A última camada deverá ser de creme.
- Por fim, colocar doce de ovos por cima da última camada de creme de cada copo e polvilhar com amêndoa torrada picada ou a bolacha Maria ralada.
- Levar ao frigorífico até servir.

Com esta quantidade de ingredientes, consegui encher 10 copos de whisky de forma bem generosa. Desta vez o creme de ovos não ficou 100% perfeito pois deitei as gemas na calda de açúcar sem antes os ter mexido com um garfo.
Espero que gostem!






Bom apetite!

You May Also Like

5 comentarios

  1. Mas que bom aspecto! Estou a ver que és pró nas sobremesas. =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de fazer sobremesas, mas algumas são um desastre total! E comparando com a minha mãe, eu não sei fazer muita coisa ahahah =D

      Eliminar
  2. Queres desgraçar-me :):):)... que excelente aspecto e que vontade de ir já para a cozinha fazer!!! Aiiii:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. O aspeto é bom, mas o sabor é ainda melhor!

    ResponderEliminar