Leite creme de chocolate

Finalmente mostro-vos aqui a minha mais recente experiência na cozinha. Já há algum tempo que queria experimentar fazer leite creme de chocolate, até porque alia uma das minhas sobremesas favoritas a um dos meus sabores favoritos.
Então, lá fui eu fazer a receita. É fácil de se fazer, contudo, e apesar de ter ficado no ponto, não gostei do sabor. Ficou um pouco aquém das expectativas, mas também eu sou uma gulosa muito exigente, não é qualquer coisa que me cai 100% no estômago e me faça apaixonar! Não está ao nível do leite creme original (esse é para me levar ao céu em dois tempos!).
Mesmo assim, deixo-vos aqui a receita, até porque poderão eventualmente gostar da mesma.

Ingredientes (para 4 pessoas):
- 500 ml de leite
- 1 casca de laranja (eu não utilizei)
- 3 gemas de ovo
- 30g de amido de milho
- 75g de açúcar
- 150g de chocolate de culinária em tablete partido em pedaços
- Açúcar a gosto para polvilhar

Preparação:
- Juntar o leite e a casca de laranja e levar ao lume até ficar bem quente. Antes de começar a ferver, juntar o chocolate partido em pedaços e mexer. Quando o chocolate estiver derretido, retirar do lume.
Num tacho coloque as gemas, o açúcar e o amido de milho. Mexer com uma vara de arames e aos poucos, misturar o leite com o chocolate, rejeitando a casca de laranja.
- Depois de tudo bem misturado, levar ao lume médio e mexer até que engrosse. Logo que o leite creme engrosse, retire do lume sem deixar ferver para que não talhe.
- Dividir o creme por taças .Alisar e guardar no frigorífico até à hora de servir.
- Na hora de servir, polvilhar as taças com um pouco de açúcar e queimar com um ferro próprio (neste caso não o queimei por cima)



You May Also Like

4 comentarios

  1. Como é possível não saber que existia leite creme de chocolate?! Gosto das duas coisas separadas, portanto deduzo que juntas sejam ainda melhores. Fiquei mesmo curioso para experimentar :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  2. Isso é algo verdadeiramente delicioso! Hmmm tenho de experimentar:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar