#Travels

Já conheci várias cidades, vários países. Desde pequena que viajo, ora dentro do país, ora fora dele, maioritariamente de carro, com a família. Algumas vezes vou de avião, longas aventuras vividas, histórias caricatas para contar.
Infelizmente, algumas dessas memórias (fotografias) perderam-se... culpa de formatação de computadores que nos apagam tudo o que lá temos... restam as que tiveram a sorte de serem gravadas em cd's e as que ainda foram reveladas (algo que desde que tenho câmara digital raramente acontece).

Portugal
É o meu país. Conheço-o bem, desde Caminha a Vila Real de Sto. António... já estive em imensos lugares em todo o continente português. Gosto do meu país por tudo e mais alguma coisa. Orgulho-me de pertencer a este canto da Europa tem tanto encanto e que nos últimos anos tem sido apreciado por pessoas de todo o mundo.
Nunca visitei as regiões autónomas. Um dia irei visitá-las. A Madeira cativa-me e os Açores então, deixa-me boquiaberta com
toda aquela natureza verdejante, tudo num estado tão natural. É impressionante o todo o património criado pela Natureza.
O Porto é a minha cidade e, para mim, a mais bonita de todas sem, é claro, "rebaixar" a capital, Lisboa. Também gosto dela, mas o Porto tem algo que me cativa vivamente. A pronúnca tripeira, o clube de futebol que é o melhor, a cidade em si, tudo. É o meu Porto que quase todas as semanas dedico umas horas a contemplá-lo das mais variadas formas.
Adoro a região do Minho pelas suas festas populares e gastronomia. Como jovem deste século, é estranho, mas gosto de todos aqueles rancho. Para mim são a alma do Minho. Festa minhota sem aquelas canções populares e rancho, não se pode chamar festa minhota e ponto.
Gosto de Trás-os-Montes pela sua gente acolhedora. A região Centro não me cativa muito, o Alentejo também não. Têm lugares bonitos, é verdade, mas nada que me faça atrair muito.
Quanto ao Algarve, gosto das praias e nada mais, Detesto ir nos meses de verão fazer-lhe uma visita. Se há algo que me chateia é de andar nas ruas apinhadas de gente, ir a um restaurante, café, e esperar tempos infinitos para ser servida. Odeio praias onde colocar a toalha é um desafio. Mas bom, o Algarve é uma boa região também.


Espanha
Infinitias são as vezes que estive em terras da língua de Cervantes. Espanha, "mi España querida", que digo com tanto amor. Adoro a sua cultura, o seu povo alegre, "fiestero", gastronomia da boa, os seus lugares encantadores.
Já estive em Santiago de Compostela umas duas vezes, gosto muito. Vigo, uma vez: quero voltar. Burgos: a sua catedral é algo que me fascina desde a primeira vez que a vi, em 2007. Não que seja uma cidade que conheça muito, mas tem o seu ar catita.
Madrid... ai Madrid, Madrid, que fui uma vez em turismo, outra apenas de passagem e vivo adorando a capital espanhola. Esta cidade cosmopolita conquistou-me com os seus churros com chocolate, a melhor das tentações. Callao (zona localizada na tão conhecida Gran Vía), que passei por lá ainda antes de aquele lugar ter assumido uma relevância tremenda para mim. Quero voltar lá e fazer a merecida foto, na mesma perspetiva do videoclip "Solamente tú" do Pablo Alborán, que por lá foi rodado.
Barcelona...arte e mais arte! Movimento, luz, praias mediterrânicas e uma infinidade de lugares a descobrir. Cidade do clube espanhol do meu coração (embora também simpatize um pouco com o Real Madrid). 
San Sebastián. a mais recente visita e passei a apreciá-la como nunca o tinha feito. Talvez pelo facto de só a conhecer de passagem. Praias de alta qualidade, gastronomia de "comer e chorar por mais", festas interessantes. A Igreja da Sagrada Família foi, sem dúvida, o primeiro monumento que me deixou de boca aberta, literalmente.
Zaragoza é mais uma cidade que gosto, juntamente com León, Gijón e Santander.
Não conheço a Andaluzia. Amaria e um dia eu hei-de ir lá e concretizar a longa lista de desejos que tenho feita só para aquela região especial. Sevilha, Cádiz, Málaga (obrigatoriamente Málaga, terra do meu malaguenho), Almería, Córdoba, etc, etc, a região toda quero conhecer! Sempre que leio artigos sobre aquela bonita região, o meu desejo de a visitar aumenta!


Andorra
É um micro-estado, mas tem muito para dar. Já estive por lá por duas vezes e sempre me encanto com as seus estonteantes prados verdejantes, onde os animais vivem no seu habitat natural.
Em Andorra respira-se ar puro, respira-se natureza no seu estado mais puro. O ski é algo a praticar por lá em tempos de neve; é do melhor que há. Afinal, foi por lá que dei os meus primeiros passos neste desporto.
Há cinco anos que lá não vou!

(O que consegui "resgatar" de um CD que tinha com fotos... pena que tenha perdido as fotos da minha primera vez a fazer ski :( )
França
Falar em França e não me recordar de Paris é-me impossível. Já fazem anos que lá fui e quero voltar a viver aqueles quatro belos dias passados. DisneyLand, Torre Eiffel, Louvre, Notre Damme, Versailles, entre muitos outros lugares. Ah, e claro! Croissants!! Tenho que voltar a deliciar-me com os típicos croissants franceses e com as suas baguettes maravilhosas!
Dijon é uma cidade que me despertou a curiosidade, bem como Lyon... em Fevereiro estive lá de passagem e do que vi, pareceram-me cidades bem interessantes e com muito para oferecer.
O Sul de França é a minha grande perdição! Marselha, Montpellier, Cannes toda a costa mediterrânea encantam-me imenso. Não esquecendo, é claro, dos Alpes e dos Pirinéus, duas das grandes belezas naturais francesas. Gosto imenso. Perpiganan também me deixou boas recordações a nível de aventuras por praias MA-RA-VI-LHO-SAS!
Espero voltar a este país em breve, que é sempre bom, em primeiro lugar, voltar onde fomos felizes e, em segundo lugar, de praticar francês com nativos.

(Com muita pena minha que as fotos de Paris foram todas ao ar.. todinhas.. o que vale é que as recordações materiais não desapareceram...)
Mónaco
Recordo-me tão bem de Monte Carlo! Senti-me uma autêntica estrela e, ao mesmo tempo deprimida! Estrela por estar rodeada de puros luxos, hóteis só de 3 estrelas para cima, abundantemente 4 e 5 estrelas! Ferrari's, Bentley's e todas as marcas de carros luxuosos existem por lá "a rodos". A depressão chega quando passamos por certas avenidas, vês lojas de luxo, tipo Gucci, Yves Saint Laurent, olhas para a etiqueta de um produto simples e... até te corta a respiração! Eu vi um simples lenço rosa da Gucci por 450€!! Baratíssimo, não é?
Mesmo assim, é uma experiência para repetir... um dia basta para nos fazer sentir como um autêntico membro do "jet7".

Itália
Apenas conheço Turim e mesmo assim foi num só dia. Quero muito conhecer Veneza, Roma, Milão e aprofundar a minha visita por Turim. Lembro-me da bela massa que por lá comi. Não cheguei a provar as pizzas nem os gelados e, como é óbvio, na próxima visita, hei-do fazer!
Itália sempre me pareceu um país muito rico em cultura nos mais variados aspetos e, por isso mesmo, quero partir à descoberta de terras italianas. Um vou fazê-lo, se me derem saúde (porque o resto somos nós que conquistamos).

Suíça
Comecemos por Genebra. A cidade tem dois pontos fortes os quais eu sempre destaco: o seu modo de vida. É uma cidade bem maior que o Porto, por exemplo, e nem metade dos carros nas ruas tem. As pessoas usufrem ao máximo da sua excelente rede de transportes públicos, incluindo pessoas com altos cargos, do tipo banqueiros, grandes advogados. O Lago de Genebra e a região envolvente, para mim é a melhor parte da cidade e também é a mais cara (a presença de altos carros e de árabes "cheios de papel" é quase uma constante, bem como hotéis de 5 estrelas "aos pontapés"). De recordar o jantar num restaurante de rodízio brasileiro... a uns 600m do lago, quatro pessoas e uns belos... 250 francos suíços (por volta dos 200€)! Nunca mais eu e a minha família nos atrevemos a comer o que quer que seja naquela zona!
Lausanne, mais uma cidade interessante que por lá visitei umas três vezes. Tem um lago muito giro e pontos bem culturais. Neuchatel, otra bonita cidade a mencionar na Suiça. Berna, capital suiça e uma cidade cheia de bons mistérios. A baixa da cidade é a parte mais bonita, para mim. Por lá foram rodadas algumas cenas de uma novela portuguesa da SIC "Perfeito Coração".
Basel (Basileia), cidade com uma parte pertencente a França, outra à Suiça e ainda um bocado à Alemanha. É curiosa tanto por este motivo, assim como a sua estrutura como cidade.
A próxima cidade a conhecer é Zurique, já que de lá só conheço o aeroporto e foi de noite, já que o voo que daquela vez tive, foi na SwissAir e às 22:30, num dia chuvoso de Janeiro.

(Desculpem as minhas figurinhas... a foto do meio foi feira num almoço familiar, a da direita feita num restaurante português em Lausanne, onde todos fomos propostos a colocar "cornos" a algo... o ice tea foi a vítima!)
Alemanha
Conheço muito pouco. Já estive em Munique e em Frankfurt e do pouco que vi, pareceram-me cidades que têm muito que oferecer. A Alemanha é um país que não me cativa muito em termos de turismo.
Mas posso afirmar que interesso-me por Frankfurt, mais precisamente pelo BCE que por lá está desde que nasceu. Eu, como aspirante a economista (acho eu que vou seguir Economia na universidade, mas quem sabe se um dia isso muda), quero fazer uma passagem por lá, nem que que seja só por uma simples visita guiada.
Também tenho curiosidade em conhecer Berlim e sobretudo, de visitar um campo de concentração da II Guerra Mundial. Já me disseram, pessoas que já o fizeram, que todo o ser humano deveria visitar um sítio daqueles, já que permite ver na primeira vez tamanha crueldade que em tempos fora praticada naqueles lugares horrendos.

Luxemburgo
Tenho breves memórias do luxemburgo, já que tinha uns cinco anos quando por lá estive. Lembro-me das suas casas, de estar na capital (Luxemburgo), assim como de ter estado com pessoas amigas. Quero lá voltar para "avivar" as poucas memórias que tenho e ganhar outras mais.

Bélgica
Mais um país ao qual conheci apenas de passagem. Conheci Bruxelas "a correr" e guardo boas memórias, a pesar de tudo. Sempre disse que iria voltar e vou mesmo! Bruxelas vai-me receber mais uma vez em Novembro, numa "viagem relâmpago". Sei bem que, pelos motivos que a viagem será feita, o tempo para conhecer a cidade vai ser muito pouco, mas sempre é uma maneira de avivar memórias e de conhecer qualquer coisa de novo.

You May Also Like

0 comentarios