(Só)ciedade #2

Na minha perspetiva, os transportes públicos são dos "locais" onde mais podemos ver a personalidade de cada um e a que pontos está a sociedade.
Hoje, pela manhã, ao entrar no autocarro com destino à escola, sentei-me ao lado de uma senhora jovem. Deveria ter uns trinta e poucos, uma mulher comum; até aqui nada de especial.
Na paragem a seguir à que entrei, entra uma senhora idosa e, visto que os lugares estavam todos ocupados, levanto-me e cedi o lugar à senhora. Agradeceu-me e sentou no lugar onde estava a idosa que se notava que as pernas já pediam repouso. E não é que a mulher jovem a quem eu me havia sentado ao seu lado, fez cara de nojo e olhou para mim como se fosse uma criminosa?
Isto para não falar de mais um grupinho de pessoas que olhou para mim com muito espanto. Mas que raridade fiz eu? Cedi o meu lugar a quem precisava: eu sou "nova" e aguento-me bem em pé, enquanto que a senhora idosa não.
Não custa nada e é um ato de cidadania e de respeito para com os mais velhos. Temos que pensar que, um dia, quando também chegarmos àquela idade, também gostaremos de ter um lugar para nos sentar, de ter alguém que no ceda o lugar.
As pessoas são mesmo egoístas e, além disto, julgam quem o bem pratica. Aos pontos a que isto chegou... de facto, muitos valores perderam-se e, "pelo andar da carruagem", muitos mais se perderão!

You May Also Like

0 comentarios