Socioecómicas: o (quase) desconhecido curso que elucida cidadãos | Parte I

Há sempre aquele momento ao qual te perguntam em qual curso estamos e é óbvio que o sujeito que perguntou isso mesmo espera, como resposta, "ciências e tecnologias", "humanidades", "artes" ou "curso profissional de x ou y". O que ninguém espera é "ciências socioeconómicas".

Na verdade, eu até penso que a maioria das pessoas com um mínimo conhecimento do ensino secundário não sabem que raios faz este curso. Ora pois bem, eu, estudante nesse mesmo curso, já explicitei isto tanta vez que já se tornou um "hábito", ainda que muitas vezes eu ouça palavras às quais eu considero-as ofensas, mas, por agora, deixemos a ofensa em suspenso.
Trata-se de um "curso normal", tal como as Línguas e Humanidades ou Ciências e Tecnologias ou Artes. É constituído por uma mistura, aliás, uma mistura inteligente, das disciplinas dos três cursos anteriormente referidos. Português, Filosofia, Educação Física e Inglês - continuação constam no reportório de disciplinas. Além destas, temos como obrigatória a tão temida Matemática A. Para somar a estas temos, mediante escolha de uma longa lista, temos Economia A e Geografia A (no geral, as que são sempre escolhidas e as que tenho atualmente).
Não é que seja de me gabar, mas é um curso que, segundo a minha perspetiva, foi feito para quem gosta de ter uma visão críticas nas mais variadas temáticas da atualidade, de quem não goste de olhar o noticiário quotidiano e ficar abismado a olhar para a complexidade de temas tão comuns atualmente: crise e política.
Isso mesmo. É mesmo neste ponto que gosto de enaltecer o curso pois, de facto, com a Economia A, Geografia A e Filosofia, a nossa visão sobre estes dois temas altera-se quase por completo. Passamos a ter uma palavra a dizer sobre tudo, muito acertado e bem argumentado. Esses "telejornais" de todos os dias deixam de ser algo chato e passam a ser algo que intrinsecamente passamos a ver às refeições.
Contudo, não nos calamos. Observamos tudo ao pormenor e expomos as nossas perspetivas. Para um estudante deste curso é-lhe quase impossível manter-se calado perante as notícias que são contadas pelos órgãos de comunicação social.
Falo por mim. Os meus pais também o dizem.e às vezes até lhes enerva as minhas longas argumentações, onde os termos económicos entram de forma tão automática que nem me dou conta disso.
Por outras palavras, o curso de ciências socioeconómicas elucida qualquer aluno, quer este seja um "certinho" ou um "baldas". Aprende-se mais do que está escrito nos livros, mais do que fórmulas matemáticas de cálculo e teorias atrás de teorias.
Acho que, por isso mesmo, este curso não tem sido tão "famoso" como os outros. Será culpa do Ministério da Educação? Bom, eu acho que parte disso é causado por esta entidade. Tem um motivo meio oculto, meio visível, mas que ele existe, lá nisso eu não duvido. É quanto a curso e à Filosofia. É a teoria que há uns tempos formulei ao ver a realidade dura e crua.
(...)

You May Also Like

0 comentarios