Goodbye Lenin! (2003): A 7 de outubro de 1989, Alexander, durante a celebração dos 40 anos da República Democrática da Alemanha, sai às ruas do lado oriental de Berlim, onde vive com a família, para protestar contra o governo, reivindicando liberdade de expressão. Aos manifestantes juntar-se-á a sua mãe, Christiane, uma professora identificada com o regime de orientação soviética.
Alexander acaba por ser preso pelas autoridades e a mãe, vendo toda aquela situação, sofre um ataque cardíaco. Ela fica em coma no hospital durante oito meses, tempo suficiente para que não assista à queda do muro de Berlim e a implantação no país do sistema capitalista. Quando afinal desperta, Alexander quer preservá-la do choque e a leva para o apartamento da família, cuidadosamente preservado como se a RDA ainda existisse, de forma a evitar que ela sofre um novo ataque.
______________________________________
Para quem gosta desta parte da história mundial, aconselho vivamente este filme. A caracterização das duas Alemanhas é bastante pormenorizada e concreta, levando a entender de forma simples o modo de vida daquele país antes da Queda do Muro de Berlim.
A personagem Alexander tem grande destaque dada a dedicação para com a mãe. Ele fez imensos sacrifícios para evitar a todo o custo que a mãe se inteirasse do que se havia passados enquanto esteve em coma. Um filme realmente bom.