Cuidados capilares

Quando as pessoas me dizem que gostavam de ter um cabelo tal e qual o meu, é óbvio que me ponho a pensar e surge aquela pergunta interior "Quer mesmo uma cabeleira como a minha?". Não é que tenha um cabelo horrível, gosto da cor dele (castanho escuro e brilhante), que ele seja espesso e que tenha, sobretudo, a franja. Não sei o que seria de mim sem franja (com ela para a frente ou de lado). Não sei mesmo.
Contudo, este cabelo que tanto adoram as pessoas, não é dos mais fáceis de se manter. Para o ter como o tenho, chego a passar (às vezes) mais de uma hora a cuidar do menino! É preciso muito amor, não é verdade?
Em primeiro lugar, há que se adequar o champô ao cabelo. No meu caso, os "anti-queda" são os ideais, visto que ele me cai praticamente todo o ano. A escova é que sofre, coitada, e eu também, que todos os dias passa cinco minutos da minha manhã a retirar cabelos da escova!
O L'Óreal Arginina Resist é o meu champô de eleição. Deixa o cabelo mais forte, brilhante, não fica volumoso e deixa-o perfeito para o pentear sem riças. Uso o champô e amaciador e é-me suficiente para obter bons resultados.

Como, segundo o meu dermatologista, não devemos usar sempre o mesmo champô, eu intercalo, de cinco em cinco semanas, com o Pantene Prevenção Queda. Este é também um produto de qualidade, tanto o champô como condicionador, embora seja ligeiramente mais caro que o Arginina Resist.


Ao sairmos do banho e no momento em que nos limpamos. nunca devemos fricionar o cabelo com a toalha. Devemos, sim, "absorver a água", do tipo enrolhar a toalha no cabelo e pressioná-la com as mãos, mas nunca fricioná-lo. Isto parte vários fios de cabelo!
Depois da lavagem, não posso atrever-me a deixá-lo secar naturalmente, Se não o fizer, ele fica com o triplo do volume, super ondulado e cheio de "eletricidade". Fica super mal (isto para não falar da franja, que vai para os cantos) e parece que nem levou condicionador, pois fica parecido a esfregão de arame ou palha de aço (e não estou a exagerar).
Levo 30/40 minutos a secar o meu cabelo por completo. Seco-o, no geral, e depois pego na escova e estico-o bem esticado, para perder um pouco de volume e ficar mais sedoso e brilhante. E quase uma hora se passa, entre lavagem e secagem do cabelo.
No final, para manter o resultado perfeito, faço uma ligeira passagem de laca Elnett Latin Hair (fixação extra forte), principalmente na franja. 


Nem só de produtos capilares o cabelo se faz saudável. Os produtos alimentares e o estado emocional da pessoa influencia, em muito, o nosso cabelo. Comer gelatina, por exemplo, traz múltiplos benefícios (dados pelo dermatologista): fortalece o cabelo, previne a queda e deixa-o mais brilhante. 
O stress é um factor importante para a queda do mesmo e o aparecimento de caspa. Estar relaxado, além de ser bom para o nosso estado cognitivo, beneficia o cabelo. Mais um motivo para o "keep calm".
Quanto à escova, eu, pessoalmente, uso uma da Primark. É grande e penteia muito bem o cabelo grosso, como o meu. Com 3€ adquire-se uma (embora existam outras, de formas e preços diferentes). É cor-de-rosa, bem feminina! Gosto!


You May Also Like

0 comentarios