Escapadela | Entre a História e Geografia...

Foi há precisamente uma semana que os alunos de Geografia A (insiro-me aqui) e História A partiram à descoberta de um Porto visto de uma perspetiva diferente. Bem que posso afirmar que a vertente económica também foi inserida.
Ainda que conheça muito bem o Porto (raro é o fim-de-semana em que não ande por lá), nunca é demais fazer mais uma visita. Sempre se descobre uma nove história, um cantinho lindíssimo, um detalhe que tantas vezes nos passou  despercebido. Deve ser por isso mesmo que o Porto tem "un color especial" (e cito a canção que pertence a Sevilha).

9:20 - Praia da memória
Esta é uma praia de dunas e de paisagem absolutamente fantásticas. Nem o tempo nublado, com aparências de precipitação, lhe tirou a beleza. É lá que se encontra o Obelisco, onde podemos encontrar palavras proclamadas por D. Pedro aquando da queda do Absolutismo em Portugal.


10:00 - Porto de Leixões
É o segundo maior porto do nosso país, a seguir ao de Sines. Um dos poucos portos europeus que cooperação com um porto de outro país (Porto de Vigo). Nele trabalham 3500 pessoas, por turnos, fazendo com que o porto nunca pare de funcionar. Cerca de 2000 camiões circulam no porto e a logística é deveras impressionante para quem "se mete dentro do assunto".
Aqui também se encontra a Doca de Leixões e o novo porto de cruzeiros, que será inaugrado em Abril. Será mais um foco turístico para a cidade do Porto. O edifício, de arquitetura inovadora, conta com azulejos Vista Alegre, colocados à mão, dando a ilusão de uma escama de peixe perante a presença dos raios de sol.
(E estas foram as fotos possíveis, dado que a visita foi executada dentro do autocarro - não são permitidas visitas a pé, dada o excesso de tráfego no porto).


12:10 - Avenida dos Aliados, Baixa Portuense
A Avenida dos Aliados é o chamado Central Bussiness District - CBD - da cidade do Porto. Nela encontram-se as sedes dos maiores bancos e seguradoras do país, assim como alguma restauração de luxo nas imediações da avenida. A estação de metro da Trindade, a maior do metro da Invicta, localiza-se a escassos metros. Daqui se retiram ótimos exemplos de reabilitação urbana, sendo um deles, o edifício do BBVA e o que alberga o Santander Totta.
Caminhando pela baixa portuense e centro histórico, foi possível passar por recentes planos urbanísticos implantandos, novas construções e mais sustentáveis. 
A Livraria Lello e Irmão, considerada a mais bonita do mundo, também mereceu destaque, assim como o Centro Português de Fotografia e a Torre dos Clérigos (ainda não foi desta que subi as suas escadas!).

13:30 - Shopping Via Catarina
Almoço na Pans & Company devido à extensa fila no McDonald's. Bom, bem que nem seria mau ter esperado, porque na Pans a bifana, que tanta boa aparência tinha, não prestava para nada! A carne por dentro parecia bacon, o molho era super enjoativo. Fiquei surpreendida, porque nesta cadeia de fast-food, até costumam servir bem (bem, pelo menos no NorteShopping e no Espaço Guimarães assim é).
E claro, quando raparigas se juntam, não resistem e correm tudo o que são lojas, desde acessórios a roupa, passando pela American Store (loja de comida tipicamente americana), onde nos impressionamos com as "super boxes" de Nesquik, Oreo e Cereais. Digamos que até era meio paradisíaco, se as calorias não existissem!


14:20 - Rua Santa Catarina
Saídas do shopping, logo fomos à loja da frente: Ale Hop. O quanto nos perdemos por lá! Se cinco raparigas e um rapaz, ninguém saiu de mãos vazias! Eu comprei um caderno super fashion e com o pormenor da frase em espanhol. Foi amor à primeira vista.
Houve passagem pelo Café Majestic, dos mais bonitos do mundo (o Porto tem tudo de lindo, carago!), ver umas quantas montras, sem entrar... é que seria certo que perderíamos muito tempo vendo roupa! 
Na Fnac, não resistimos a entrar e até que aconteceu algo giro. Um casal espanhol estava à procura do Cd do Mickael Carreira e, visto que não havia colaborador por perto, perguntou a uma colega minha se sabia qual era. Coitada da rapariga, ela de línguas é zero e logo me pediu para a acudir. Até que começa a ser habitual eu acudir espanhóis no Porto (pelas minhas contas é a quinta vez!). Foram uma simpatia... ofereceram-se para tirar uma foto ao grupo! E que bem que ficou!


16:30 - Estação de São Bento
A mais bela estação de comboios do mundo. A história conecta com a arquitectura, o seu ar cosmopolita atrai todo o tipo de pessoas. Muitas entram apenas não para andar de comboio, mas sim contemplar os azulejos que retratam a história do nosso país. 
Tivemos a sorte de ser apanhados num concerto do Jimmy P. Só conhecia uma canção dele, mas até que gostei da sua performance. E uns alemães que, apesar de não perceberem o que ele estava a cantar, estavam a curtir o som muito a sério? Isto para não falar de mais uns espanhóis que por lá apareceram e armaram a festa! E eu que numa brincadeira de amigos gritei: "Coño!"? Pronto, foi o click para eles virem ter comigo. Pensavam que era espanhola e só se acreditaram que era portuguesa quando lhe demonstrei que falava português. Foi lindo!
Os espanhóis andam a aparecer com demasiada frequência, não? (Nunca são demais!)



18:00 - Chegada à escola
Chegada à escola depois de uma viagem de cerca de vinte minutos no autocarro cheia de música, alegria e boa disposição. Estava mesmo na cozinha e foi ali o palco de toda a animação. O motorista ajudou à festa, de repente começa a soar um pimba aka Quim Barreiros e ninguém se calou! Tudo a cantar e outros saltam dos bancos para fazer baile no corredor. Uma autêntica festa!

You May Also Like

0 comentarios