Escapadela | Braga

Domingo foi dia de fazer uma escapadela até à cidade dos arcebispos, Braga. Esta cidade situada na região do Minho, Noroeste de Portugal, é rica em património, desde os seus bonitos monumentos até à gastronomia, com pratos de "comer e chorar por mais".
O dia começou no Bom Jesus do Monte, também conhecido como Bom Jesus de Braga,  localizado no Parque com esse mesmo nome.
É um monumento de referência obrigatória do Barroco Europeu, cujas origens remontam ao século XIV e é considerado a maior atração a nível de turismo religioso da cidade de Braga.
A sua imponente igreja e um escadório que liga a cidade de Braga à Igreja, não deixam ninguém indiferente quanto à beleza deste monumento.
Esse mesmo escadório está divido em três lanços: o Escadório do Pórtico, dos Cinco Sentidos e o Escadório das Três Virtudes, num total de cerca de 600 escadas, segundo a minha contagem, apesar de achar que não as contei bem.
Eu desci todas estas escadas, desde a Igreja até ao Funicular tão característico deste lugar e que este ano assinala o seu 100º aniversário. Cansa um pouco, mas recompensa, palavra.
A subida foi feita através do Funicular, havia que poupar a força restante das pernas para subir ao zimbório do Sameiro que foi realizada umas duas horas depois.
Durante a subida/descida, podemos observar a Via Sacra, Fontes e muito mais tipos de pequenos detalhes que marcam definitivamente o encanto total de todo.
A área envolvente da Igreja e do escadório é, de facto, algo a assinalar. O contacto com a Natureza é muito próximo, o ar é do mais puro que se pode respirar e é uma área ideal para a realização de piqueniques, descansar ou simplesmente deixar-se levar por todos os caminhos que por lá existem e explorar todo o parque, onde se descobrem cantos cheios de charme que a Natureza criou para o ser humano apreciar e desfrutar.
Temos ainda a oportunidade de andar de barco no lago do parque com a bela companhia de altas árvores e de cardumes cheios de graça, uma das grandes atrações.



(Subida do elevador/funicular do Bom Jesus)

Depois de uma belas horas passadas aqui, mais uma pequena viagem rumo ao Santuário do Sameiro de Braga, que se encontra a uns poucos quilómetro do Bom Jesus e a uma altitude superior.
A construção deste mesmo monumento iniciou-se a 14 de julho de 1863, pelo vigário de Braga, Padre Martinho António Pereira da Silva.
É um dos centros de maior devoção mariana em Portugal, depois do Santuário de Fátima. Destaca-se pela sua imponente construção e pelo seu vasto escadório frente ao Santuário, no topo do qual se erguem dois pilares, encimados com as imagens da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus.
A vista para a cidade de Braga é também um ponto a destacar deste lugar também de grande afluência no âmbito do turismo religioso.
Para além de ter descido as escadas no Bom Jesus, aqui no Sameiro, subi as escadas até ao zimbório, onde se pode vislumbrar umas vistas espetaculares e únicas. Podemos ver todo o recinto envolvente ao Santuário assim como toda a cidade de Braga. Foram mais uma trezentas e quantas escadas e mais uma vez não sei se contei bem, é que eu a contar tantas escadas, sendo muitas delas em caracol e estreitas, sou um desastre na contagem das mesmas.



(Descida das escadas do Zimbório)

Para finalizar este dia, um pequeno descanso na cidade de Braga, um lanchezinho bem recheado na Penha (Guimarães) e assim terminou um domingo cheio de atividade física, disso não há dúvida!

Beijinhos,
Andre(i)a



You May Also Like

0 comentarios