Rescaldo da colónia de férias - parte 1


Prémio por ter ganho as Olimpíadas da Europa, realizadas pela C.M. Lousada

A cidade de Errenteria, situada no País Vasco (em Espanha), é uma das cidades geminadas com Lousada. Pertence à área metropolitana da cidade de San Sebastián, que se situa a uns 7 km da cidade.
Parti no passado dia 13 de julho, com mais cerca de 50 jovens do concelho lousadense. Partimos às 21h e fizemos uma longa viagem de autocarro com a duração de cerca de 11 horas... uma tortura!
Chegamos ao albergue Belabaratz no dia 14 pela manhã, por volta das 8 horas (hora espanhola). Todos estávamos cansados, com um enorme desejo de cair na cama e entrar num sono profundo e relaxante. 
Isso não aconteceu, tomamos um reforçado pequeno-almoço e durante a manhã fizemos uma espécie de jogo em que teríamos que nos apresentar um a um, de modo a todos se conhecerem melhor.

Nesse mesmo dia, fomos ao Forte de San Marcos, construído no cimo de um monte com 260m de altitude. Foi construído no século XIX e foi usado como um dos pontos de defesa da cidade de Errentería. Desde esse forte, podemos observar no horizonte La Concha, San Sebastián, o porto de Errentería, a baía de Txingudi, assim como o início dos Pirinéus, que já se encontram em território francês.


O segundo dia foi o começo de uns dias muito agradáveis. Começamos o dia com um belo passeio pela cidade de San Sebastián (castelhano), Donostia (Vasco/Euskera). É a capital do País Vasco, que há anos que luta pela sua independência. É rodeada pela "Playa de la Concha", junto ao mar de Bizcaya. É banhada pelo Oceano Atlântico, tal como Portugal, no entanto, as águas das suas praias são bem mais quentes e cristalinas que as do nosso país, fruto da influência de correntes marítimas vindas da América do Sul.
Um dos monumentos mais emblemáticos da cidade é a Catedral del Buen Pastor, no coração de San Sebastián. É a arquidiocese de Pamplona e a diocese de Donostia. É o edifício mais alto do País Vasco, contruído entre os anos de 1889-1897, de estilo neo-gótico.

 


Mas ainda faltam muitas mais coisas sobre esta cidade, que serão reveladas na segunda parte deste post. 
Para além de conhecermos esta cidade, durante essa semana em terras de Cervantes, tivemos a oportunidade de experimentar o laserball no parque Arramendi, na cidade de Errentería. Foi uma nova experiência que foi um dos pontos mais altos de toda a colónia, já que partilhamos esta experiência com jovens de Errenteria. As barreiras linguísticas primeiramente foram um obstáculo para muitos deles, mas com o esforço de ambas as partes (portuguesa e espanhola), passamos umas boas horas todos juntos.
Eu não senti essa "barreira linguística" já que eu falo fluentemente o castelhano e ainda levei o elegio dos dois monitores espanhóis que nos acompanhavam: "Tu hablas español perfectamente! Impresionante!".
Pois é, eu nunca tive uma aula de espanhol na minha vida, aprendi tudo aquilo que sei graças ao senhor Alborán, às redes sociais, à televisão e ao meu gosto (que é muito) pela cultura espanhola.


Tivemos o prazer de ser recebidos no Ayuntamiento (Câmara Municipal) de Errentería. O presidente impressionou tudo e todos quando entra no Salão Nobre de calções de praia, t-shirt e havaianas... sim, sim, não estou a gozar! O homem era de uma simpatia espetacular e eu particularmente tive o prazer de ter um contacto mais próximo com ele, já que fui eu a escolhida para falar em nome de todo o grupo sobre o que estávamos achar destes dias, dado que era a que melhor falava espanhol em todo o grupo, segundo os monitores. No fim ainda tivemos um pequeno "regalo" (presente) dado pelo presidente e podemos disfrutar da cidade de Errentería, que tem duas igrejas com grandes influências portuguesas: Iglesia de Nuestra Señora de la Asunción e a Iglesia de Nuestra Señora de Fátima. As ruas de Errentería são tranquilas, de uma arquitetura muito particular e são perfeitas para aquelas caminhadas feitas com o intuito de se descobrir cantos belos, pequenos lugares que têm algo de especial.


O mais giro de termos sido recebidos pelo presidente, foi o facto de, no dia seguinte a isso, fomos notícia no jornal "El diario vasco"... ficamos uns amores nas escadarias da igreja com toda aquela energia que contagiava qualquer um!



Em breve publicarei a parte 2 deste post!

Beijinhos, 
Andre(i)a

You May Also Like

0 comentarios