Rescaldo da colónia de férias - parte 2

Depois do dia passado em Errentería, fomos três dias para três praias diferentes, sendo duas delas em Espanha e uma em território francês. Pudemos disfrutar das águas da Playa de la Concha, Playa de Ondarreta (ambas na Concha de San Sebastián) e a Plage de Hendaye (Praia de Hendaye), em França. Todas elas são praias muito boas, de água tão cristalina que os podemos ver vivamente por onde estamos a caminhar e ver se na areia iremos apanhar pequenas pedras. Todas elas tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo! A da la Concha é uma praia que até por volta das 11h (hora espanhola) está com a maré alta e a partir dessa hora, a maré desce tanto que o areal triplica de área e forma-se uma espécie de "rio" no meio do areal, de pouca profundidade, uma alegria para as crianças! 
A Praia de Ondarreta é uma praia um pouco inclinada, a maré não desce tanto como a de la Concha e tem um areal espetacular! Foi justamente nesse dia que apanhei um escaldão dos bons na cara e nos braços (fabuloso!)
Ao lado desta praia temos o "Eduardo Chillida Pasealekua" (Paseo de Eduardo Chillida), um belo lugar para fazer uma pequena caminhada sempre junto ao mar e onde podemos ver ea famosa escultura "Peine del Vento" do senhor que dá nome a este passeio. É uma escultura simples, mas que junto àquela arriba com vista para a Isla de Santa Clara tem um ar muito moderno e sofisticado.


A Praia de Hendaye é uma praia com um areal demasiado extenso para quem não gosta de caminhar! São precisos caminhar quase 200 metros para chegar à água! O Passeio Marítmo junto a ela tem uma calçada que os mais despercebidos dizem ser calçada portuguesa, as casas têm mesmo aquele estilo de casa de férias que tanto vemos nos filmes e os balneários abertos ao públicos são de uma limpeza que por cá em Portugal não se vê.


Os "conquistadores" estavam mais ativos que nunca nestes dias e fomos à conquista do cimo dos Pirinéus... quarenta minutos de caminhada por um caminho cheio de obstáculos, no meio de nebulosidade matinal tão típica de altas montanhas. Eu, pessoalmente, fiquei com as minhas pernas a doerem e muito, mas quando lá no cimo vi toda aquela vista, compensou o esforço! Podíamos ver San Sebastián, Errentería, Irún, Hendaye e os Pirinéus já do lado francês. O contacto com a Natureza no seu estado mais natural foi algo que a todos conquistou.


A adrenalina subiu no dia em que fomos para o Parque de Aventuras Larraitz, localizado precisamente na linha de fronteira entre Espanha e França, numa zona em que os bascos lhe apelidam de "La Suiza Española", dado o seu pasto sempre verde, as suas altas montanhas e pelo facto de desenvolver atividade de sky durante os meses de Inverno. O arvorismo e orientação ocuparam largas e boas horas, o medo era a única coisa proibida naquele lugar!




Para terminar toda esta semana cheia de aventuras da melhor maneira... uma saídinha à noite até à bela cidade de San Sebastián. Éramos tantos que conseguimos encher a sala do piso de cima do McDonald's da cidade, que nesse dia estava com uma fila dos diabos! Eu pude testemunhar na primeira pessoa o maravilhoso entardecer junto ao Acuario de San Sebastián, com vistas para toda La Concha, um espetáculo natural que vale a pena ver e viver tudo aquilo!
A cidade tem um encanto de dia e outro ainda mais especial à noite. Tivemos o azar de apanhar um pouco de chuviscos e vento, mas nada foi motivo para parar o grupo. Fomos à praia e já a lua estava no céu a iluminar toda a cidade, foram momentos muito bem passados, uma despedida em grande!



Fiquei mesmo a gostar daquela cidade... o Sábado passado neste cidade é qualquer coisa de extraordinário... músicas nas ruas, "toros del fuego", grupos de amigos reunidos nos bares que têm uns "bocadillos" deliciosos assim como umas "tapas" divinas, esta é a essência de Donostia!





O que de lá trouxe, virá num post um dia destes!

Beijinhos,
Andre(i)a'14

You May Also Like

0 comentarios