Lousada!!

*** Sim, sou lousadense e orgulho-me de o ser. Quando surgem notícias sobre o meu concelho, é sempre para apontar factos positivos, elogiar até não mais poder. Concelho interior - eu diria litoral, mas tudo bem - com uma dinâmica que deixa qualquer forasteiro surpreendido. Seja inverno, seja verão, segunda ou sábado, noite ou dia, as ruas jamais se encontram desertas. E aqui vos deixo uma espécie de reportagem feita pelo jornal Público, muito, mas muito recente. Tenho ou não motivos para me orgulhar da minha terra? ***

"É dos concelhos no continente com o maior rácio de população jovem: 32,5% dos mais de 47 mil habitantes têm menos de 25 anos, uma tendência em contra-relógio com a média do país"

"Estes números vêem-se nas ruas, onde edifícios antigos de pedra, pintados de branco, se misturam com outros mais modernos: por onde quer que se passe, há jovens, adolescentes, crianças. (...) Professores e jovens casais vêm de fora e acabam por se radicar em Lousada pelas boas condições, diz: construção e taxas de IMI a preços mais baixos, boas escolas, bons equipamentos desportivos e culturais são alguns dos atractivos. "Lousada tem uma centralidade invejável (...) Lousada é um concelho semiurbano, que tem comodidades do mundo urbano" - e as que não tem, encontra-as perto."

Notícia completa: Aqui

You May Also Like

0 comentarios