Planeta Sueco vs. Planeta Português

    vs.      


Na verdade, a reportagem corresponde ao jornal espanhol El País, mas a realidade espanhola adapta-se a 100% com a nossa, Portugal, país vizinho.
Todos sabemos o "regime laboral" que por cá se impõe: começa-se o trabalho às 9h, por exemplo, larga-se às 17h30, e muitas vezes existe a necessidade se fazer "noitadas" nos escritórios. Pois é, esta é a nossa realidade, a dos nossos vizinhos espanhóis e da maioria dos países da Europa.
Depois temos a Suécia e é deste país que a reportagem se foca, sendo que compara em muitos aspetos as duas realidades. O "regime laboral" deste país parece ser de outro mundo e, muito sinceramente, eu acho que era este tipo de regime que se deveria adotar em todos os países.
O resultado? Maior natalidade, uma população menos stressada, uma maior produtividade (e este último tema é tão posto em causa atualmente) e, sobretudo uma maior qualidade de vida.
Destaco aqui algumas partes que considero importantes, sendo que as traduzi:

"O seu chefe não lhe vai controlar se chega cinco minutos ou meia hora mais tarde ao trabalho. Porque o chefe de Holmqvist não lhe diz quando tem que entrar ou sair. Nem se tem que trabalhar no escritório o se o pode fazer em sua casa depois de deitar os filhos. Exige-lhe simplesmente que faça bem o seu trabalho e que o entregue a tempo."

"Na Suécia (...) ficar no escritório depois das cinco da tarde está mal visto. Longe de gerar admiração, é sintoma inequívoco de ineficiência e de falta de responsabilidade para com a família e com a sociedade."

"Na Suécia, como em outros países nórdicos, contratar uma pessoa para cuidar dos filhos em casa ou buscá-los ao colégio, além de estar mal visto, é simplesmente proibido."


Reportagem na íntegra: El País


Este país parece nem existir com esta "normalidade" que eles têm. São tão distintos de nós, com um modo de vida e maneiras de pensar tão diferentes (maneira de pensar do qual eu sou 100% apoiante).
E agora vou levar isto para um campo mais político: se os nossos políticos gostam tanto de copiar "modelos estrangeiros", porque é que ainda não copiaram este? Como?
Se não querem copiar, bem que podem fazer algo que tanto gostam de falar e fazer: "pacote de reformas" a nível de leis laborais. E estes que estão tão preocupados, atualmente, com a natalidade e a sustentabilidade da Seguraça Social e afins, ainda não se deram conta que sistemas como os da Suécia incentivam a uma "maior produção de filhos" (desculpem lá a forma tão fria como disse isto)?
Vamos lá, senhores políticos, reflitam sobre isto!

You May Also Like

0 comentarios