Escapadela | Nuvens cinzentas não assustam!

Oh sim, ontem o dia mais parecia ser de pleno outono, outubro ou novembro, do que um dia em pleno mês de agosto. As nuvens cinzentas pairavam no ar e ameaçavam com chuva a qualquer momento. Mas isto não foi motivo para ficar em casa!
Passados muitos anos (segundo as minhas contas, cerca de 9), volto a visitar o Monte de São Félix.. É certo que não é um local pleno de atrações, mas a vista e a sua pequenice são ideais para se passar por ali umas boas horas - não muitas - a contemplar os moinhos e, sobretudo, a vista - não pude apreciar muito, estava nevoeiro.


O Monte de São Félix é o ponto mais elevado da serra de Rates (202m de altitude), localizado na freguesia de Laúndos, Póvoa do Varzim. É um ponto panorâmico que goza de privilégios como, por exemplo, do facto de, a partir de aqui, se poder observar toda a região e notar a diversidade marítima, campestre e urbana e a transição entre a planície litoral e a ondulada região interior.
É um local que quase que se pode dizer que é totalmente dedicado aos emigrantes. Aqui se encontra uma estátua em honra aos portugueses emigrantes das décadas de 60 e 70, bem como painéis de azulejos representativos da vida campesina e de alguns acontecimentos históricos dos Descobrimentos.






Já com os chuviscos a fazerem pinturas no para-brisas do carro, ainda fomos fazer dar uma vista de olhos ao centro da Póvoa do Varzim, com ruas repletas de gente, já que na praia não estava mesmo 
nada bom. 


O céu cinzento não assustou, decidimos arriscar e não nos arrependemos. Não somos família ficar um domingo à tarde em casa - só em casos muito extraordinários. A próxima paragem será, e quase que posso dizer com 100% certeza, Viana do Castelo, com a Romaria da Nossa Senhora da Agonia. E eu aqui ansiosa, que ir de Viana eu jamais me cansarei!

You May Also Like

2 comentarios

  1. Acreditas que já fui várias vezes à Póvoa, mas a esse monte... NUNCA? Tão giro. Gosto de sítios assim. =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha ido há alguns anos, tendo uma breve memória do monte. O lugar é giro, mas claro que não é local propício para estar uma tarde inteira (por exemplo), até porque é pequeno. Vale mesmo a pena, da próxima tenho de ir em dia solarengo ☺

      Eliminar